» CIDADE LIMPA: 19 BAIRROS JÁ RECEBERAM O MUTIRÃO PDF Imprimir E-mail





A Prefeitura realiza até março de 2008 a 6ª edição do “Mutirão Cidade Limpa”, que teve início no dia 24 de novembro, no bairro Santa Felícia, com a participação de todas as secretarias municipais, autarquias e fundações. Agentes de combate à dengue, juntamente com ações articuladas de diversas secretarias municipais, já percorreram 19 bairros da cidade promovendo orientação aos moradores e vistoriando residências e terrenos.

Ao passar pelos bairros, o mutirão promove o corte de mato, sinalização de trânsito, tapa-buraco, limpeza de córregos e áreas públicas, notificação aos proprietários de imóveis particulares para limpeza de terrenos e objetos e utensílios que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti ou acabam servindo potencialmente de abrigo e proliferação de outros vetores como rato, barata e escorpião. Além das ações do mutirão, a Prefeitura já realizou de janeiro até novembro deste ano 102 mil m2 de operação tapa-buraco nas ruas da cidade, totalizando um investimento de R$ 1,8 milhão.

Os próximos bairros que vão receber o mutirão até o dia 11 de dezembro serão: Jardim Paulistano, Jardim Hikare, Cidade Jardim, Parque Arnold Schimidt, Chácara Casale, Nova Santa Paula, Jardim Acapulco, Santa Marta, Jardim Centenário e Residencial Parati. Até março do próximo ano o Mutirão Cidade Limpa vai percorrer todos os bairros da cidade para eliminar os criadouros do mosquito da dengue, como medida preventiva à proximidade do verão (calor intenso) e o período das chuvas (janeiro a março), que colaboram para a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos. A incidência de mato alto, buracos no pavimento asfáltico e alagamentos também é maior nesta época do ano, causando transtornos às famílias e grandes problemas de saúde pública.

Até o momento foram registrados na cidade 32 casos autóctones e 35 importados. Em 2007, São Carlos teve menos casos autóctones de dengue quando comparado com várias cidades da região: Rio Claro tem neste ano 1.616 casos, Ribeirão Preto 2.500, São José do Rio Preto 9.451 casos e São Carlos apenas 32.
É importante lembrar que todo caso suspeito de dengue deve ser comunicado à Vigilância Epidemiológica de São Carlos (VIGEP) pelo telefone 3307-7405, porque é a partir do caso suspeito que são desencadeadas as ações de controle e prevenção ao redor da casa e do local de trabalho do suspeito, impedindo que se instale um foco de transmissão da doença no município.

É preciso também ficar atento aos sinais e sintomas da dengue, que são febre alta, dor e vermelhidão pelo corpo. Na presença desses sintomas é importante procurar orientação médica imediatamente.

EPTV Comunidade
Neste sábado, dia 8, a chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica Edel Zóia e a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Marilda Oliveira participam do EPTV Comunidade para fazer um balanço das ações que vem sendo realizadas pela Prefeitura para combater a dengue. O programa vai ao ar a partir das 8h.

(07/12/07)