» FESC PDF Imprimir E-mail

UNITrabalhador entrega certificados para 522 alunos.



FORAM OFERECIDOS 41 CURSOS NESTE SEMESTRE

A Prefeitura, por meio da Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador), coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (FESC), entregou na terça, dia 4, no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro (ICIB), o certificado de conclusão para 522 alunos que participaram dos cursos oferecidos no segundo semestre deste ano. No total foram oferecidos 41 cursos ministrados no Campus 1 da FESC (Vila Nery), Campus 2 (Vila Prado), Salesianos São Carlos, Centros Comunitários e na Prohab (Mutirão São Carlos 8).

Entre os cursos disponibilizados neste semestre estavam Monitor de Recreação, Montador de Móveis, Jardinagem e Paisagismo, Assistente em Administração Empresarial, Marketing e Vendas, Auxiliar em Almoxarifado, Auxiliar em Comércio, Corte e Costura, Horticultura, Hidráulica, Cabeleireiro, Manicure, Bordado, Inglês, Espanhol, Francês e Língua e Cultura Italiana.

A diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, fez a abertura oficial do evento parabenizando os alunos, professores e os parceiros da UNITrabalhador, como o Yázigi no caso dos cursos de Inglês, o Salesianos, o Senac, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, que coordena os trabalhos nos centros comunitários, e a Prohab que passou a oferecer curso de hidráulica para os participantes de mutirões.

“Estamos cumprindo nossa meta e a determinação do prefeito Newton Lima no sentido de oferecermos diversos cursos em várias áreas para poder atender desde aquele jovem que quer entrar no mercado de trabalho, bem como o trabalhador que necessita de requalificação.”

Já a coordenadora de ensino da UNITrabalhador, Maria Isabel Guimarães Keppe, explicou que as mensalidades são acessíveis e a Fundação também oferece um programa de bolsa-estudo amplo e o passe-emprego que disponibiliza vale-transporte gratuitamente.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Fátima Piccin, e a diretora presidente da Prohab, Mara Gomes, também participaram da entrega de certificados e lembraram que a Fundação já tem um trabalho forte e oferece diversos cursos, e que com essa ação integrada o programa se fortalece ainda mais. “Nos centros comunitários, onde a Prefeitura já disponibiliza alguns cursos, depois dessa integração a oferta dobrou”, ressaltou Piccin.

Oportunidades
O prefeito Newton Lima fez questão de entregar o certificado para os representantes de cada turma e lembrou que o objetivo da UNITrabalhador é o de dar oportunidades educacionais para o mundo do trabalho. “Oferecemos cursos de qualidade, com professores qualificados mantidos pelo município e o resultado disso é que muitos dos alunos conseguem entrar no mercado de trabalho. Sou educador, sou professor e sei da importância da qualificação na vida de cada cidadão, por isso faço questão que a Prefeitura invista na qualidade da formação dos nossos trabalhadores. E como o nosso trabalho é sério e bem planejado, no próximo ano vamos oferecer novamente curso de Processamento de Termoplásticos na Electrolux por meio do projeto Escola de Fábrica, uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação que também prepara jovens para o primeiro emprego”.

Após a entrega dos certificados os alunos participaram de uma atividade com os professores do curso de Monitor em Recreação e lotaram a pista de dança do ICIB. Os trabalhos realizados nos cursos de corte e costura, bordado, bisqui e pedrarias também foram expostos no saguão do clube.

(05/12/07)