» TEATRO PDF Imprimir E-mail

Tenda Móvel encerra temporada 2007.



PROJETO PERCORREU QUATRO BAIRROS DA CIDADE

A temporada 2007 do projeto Tenda Móvel de Teatro, evento itinerante promovido pela Prefeitura por meio do Departamento de Artes e Cultura, encerrou a temporada 2007 com espetáculos teatrais e oficinas realizados na região do bairro Maria Stella Fagá. De quinta a domingo, 28 de novembro a 2 de dezembro, o Tenda Móvel promoveu 6 oficinas, 8 espetáculos teatrais, uma exibição de filme de animação, uma de dança e uma performance em homenagem ao mês da Consciência Negra.

A comunidade daquela região, em especial as crianças, participou de oficinas de circo, teatro, dança, ciência, artes plásticas e dança de rua. O público adulto e infantil acompanhou espetáculos como “Vem Chegando o Teatro”, com o grupo são-carlense Ora Bolas!; “O Traído Imaginário” de Moliére, com o Grupo Boca no Trombone de Ribeirão Preto; “No Reino de Astúrias”, com o Grupo Estação do Circo; Espetáculo “Verissimo”, com o Grupo da Sociedade dos Poetas e Artistas Lúdicos (SPAL) de São Carlos; “Verás que um filho teu não foge à luta”, com o Grupo Poronga; “Magia x Ciência”, com o Grupo Ouroboros; Dança com o Grupo Academia Ballet Ativa e “Momento em Movimento”, com o coletivo Chilela Amarela.

A diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri, ressalta que a Tenda Móvel é um projeto inédito que levou atividades, principalmente de artes cênicas como teatro, música e dança para 4 regiões da cidade. Segundo ela, o projeto foi coroado de sucesso, portanto deve continuar em 2008, já que é uma forma de levar para os bairros carentes da cidade a produção cultural desenvolvida em São Carlos. “O projeto Tenda Móvel de Teatro possibilita que os grupos da nossa cidade dêem continuidade aos seus trabalhos e, desta forma, aprimorem o espetáculo que está sendo apresentado para uma grande platéia”, finalizou.

Tenda Móvel
O programa idealizado pela Prefeitura tem o objetivo de iniciar uma trajetória em direção ao resgate do movimento teatral são-carlense que marcou época na história do teatro paulista nas décadas de 60 e 70, com o nacionalmente reconhecido Festival de Teatro Amador de São Carlos.

A Tenda Móvel de Teatro funciona como um território cultural itinerante, levando às comunidades que estão à margem do consumo de bens culturais essa oportunidade de convivência com as manifestações artísticas, possibilitando à população maior disposição para freqüentar e organizar eventos na sua comunidade. Os grupos locais de teatro também têm melhores condições de se desenvolver.

O programa teve início no Parque do Bicão, na Vila Boa Vista, em seguida foi ao Cidade Aracy, depois ao Santa Felícia e encerrou o ano no bairro Maria Stella Fagá.

(04/12/07)