» POPULAÇÃO PRESTIGIA O “CRAS MOSTRA” PDF Imprimir E-mail



Cerca de 800 pessoas participaram do “CRAS Mostra”, uma feira com exposições e demonstrações dos cursos desenvolvidos nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e nos Centros Comunitários, realizado no final de novembro pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social junto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A proposta do evento foi reunir em um só dia todas as pessoas que freqüentaram as unidades dos CRAS durante o segundo semestre de 2007. Nesse dia, cada grupo teve a oportunidade de apresentar o trabalho realizado bem como conhecer o trabalho produzido por outros grupos.

“A sugestão do ‘CRAS Mostra’ é ajudar a população a compreender que os CRAS e Centros Comunitários são espaços que devem ser usados ao máximo pela comunidade local. A população costuma ter uma relação muito positiva com o espaço dos CRAS, mas não tem a dimensão de tudo o que é desenvolvido dentro daquela unidade e do potencial que isso pode representar para o bairro. E esse objetivo foi alcançado, já que as pessoas compareceram e participaram das apresentações que foram realizados”, disse a monitora de arte-educação Ligia de Souza Gomes.

O programa Ciranda Cultural, do Departamento de Artes e Cultura, que reúne diversas oficinas para a garotada, se apresentou em todos os “CRAS Mostra” realizados nos Centros Comunitários e CRAS dos bairros.

Implantação do SUAS
Um levantamento realizado em 2005 mostrou que uma média de duas mil pessoas passavam pelos Centros Comunitários durante o mês. Com a implantação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o crescente investimento que vem sendo feito na diversificação de atividades oferecidas à população nessas unidades e com o início da implantação dos CRAS em algumas delas, hoje uma média de 5 mil pessoas freqüentam esses espaços mensalmente.

(04/12/07)