» DOCUMENTÁRIO SOBRE EUCLIDES DA CUNHA SERÁ LANÇADO NA TERÇA PDF Imprimir E-mail

Integrando a programação da 6ª Semana Euclidiana de São Carlos, o documentário “Verás que um filho teu não foge à luta”, produzido pelo grupo teatral Poronga em parceria com a Prefeitura e a Fundação Pró-Memória, e que registra as atividades relacionadas a Euclides da Cunha realizadas em São Carlos neste ano, será lançado nesta terça, dia 4, às 19h, com entrada franca, no auditório da Estação Cultura (Praça Antônio Prado, s/nº – prédio da antiga Estação Ferroviária).

O diretor do grupo Poronga e do documentário, Lefér Guimarães, informa que a produção, com 29 minutos de duração, contém entrevistas com o professor Francisco Foot Hardman, da Universidade Estadual de Campinas (que esteve na cidade em maio último para o lançamento do vídeo “O Livro Encarnado”), com o professor Marco Villa, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e com o cineasta Noílton Nunes, diretor do filme “A Paz é Dourada” – sobre a viagem do escritor Euclides da Cunha à Amazônia, em 1904, além de cenas de ensaios e da apresentação a escolares, no Teatro Florestan Fernandes (UFSCar), da peça elaborada pelo grupo que tem o mesmo título do vídeo que está sendo lançado agora.

Lefér Guimarães trabalha há 40 anos com cinema e teatro. Ele comenta, em relação à elaboração do novo vídeo, que “mais uma vez é enfocada a passagem de Euclides da Cunha pela região”. Para a Prefeitura, é fundamental que as atividades relacionadas à Semana Euclidiana possam atingir a comunidade escolar. Para isso, neste ano, várias ações foram desenvolvidas para divulgar a obra e a presença de Euclides. Além do lançamento do documentário “O Livro Encarnado”, foram realizadas oficinas na Estação Cultura e elaborada a peça “Verás que um filho teu não foge à luta”, já exibida durante a Estação Leitura e na UFSCar, para alunos da rede municipal de ensino, e que será apresentada ainda em escolas são-carlenses.

(03/12/07)