» DIABETES PDF Imprimir E-mail

Crianças e adolescentes são o foco da campanha.



14 DE NOVEMBRO É O DIA MUNDIAL DO DIABETES

Com o tema “Diabetes nas Crianças e Adolescentes”, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), iniciou nesta quarta, dia 14, Dia Mundial do Diabetes, a 2ª Campanha Municipal de Orientação e Educação em Diabetes. O foco da campanha é a família como elemento de cuidado às crianças e aos adolescentes, já que eles não poderão tratar-se sem esse apoio.

Entre as ações estarão a detecção, orientação, educação e prevenção das complicações da doença com o envolvimento de médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, estudantes de medicina e demais profissionais das equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Outra medida importante é o convite aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que tenham diabetes para atualizar o cadastro do Programa Hiperdia do Ministério da Saúde, condição necessária para a dispensação dos insumos para os diabéticos insulino-dependentes (glicosímetro, fitas reagentes e seringas). A campanha visa alertar também os pacientes do grupo de risco para o diabetes –parentes de diabéticos, obesos, hipertensos, coronariopatas, indivíduos com hiperlipemia, mães que tiveram filhos com 4 quilos ou mais, mulheres que tiveram diabetes gestacional –, além da população em geral com mais de 35 anos para participarem das ações de orientação, educação e prevenção das complicações em diabetes promovidas nas unidades de saúde.

Em São Carlos a campanha tem por objetivo estimular a ida do paciente à unidade de saúde mais próxima de sua residência, mantendo o vínculo com a equipe que vai identificar as necessidades de saúde e elaborar os planos de cuidado, buscando reduzir as complicações e internações por diabetes. “Já para os familiares das crianças e adolescentes portadores de diabetes a equipe quer apoiar com o objetivo da melhoria da qualidade de vida”, explica Marilda Siriani de Oliveira, diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Programação
No dia 19, às 20h30, no Anfiteatro Bento Prado Jr. (antigo Anfiteatro Norte, próximo da Biblioteca Comunitária – UFSCar), acontece uma mesa-redonda com o tema “Diabetes tipo 2 na infância e adolescência”, coordenada pela Profª Giselle Dupas, com a participação da Profª Carla Germano-UFSCar, debatendo também as dimensões do problema do diabetes mellitus tipo II na infância e suas particularidades, aspectos de educação nutricional à criança obesa com exposições pela Drª Maria Luiza C. S. Martinelli (SMS), educação do paciente diabético com enfoque na criança e no adolescente – Profª Ângela Merice de Oliveira Leal (UFSCar), além de representantes do Departamento de Atenção Básica (SMS/São Carlos), Departamento de Medicina e Grupo de Apoio à Criança Diabética e sua Família/Departamento de Enfermagem (UFSCar).

(14/11/07)