» PAGE RANK GOOGLE PDF Imprimir E-mail

Portal do Cidadão obteve classificação 5.

PORTAL DO CIDADÃO ATINGE NÍVEL DE DESTAQUE EM RANQUEAMENTO DO GOOGLE

O portal da Prefeitura de São Carlos atingiu um patamar de destaque no sistema “Page Rank”, método de avaliação criado pelo site de busca Google. Calculado por uma família de algoritmos que define um peso de zero a 10 de links relacionados com outros sites, a Capital da Tecnologia recebeu a classificação 5, superior entre várias cidades da região, tais como Rio Claro (0), Franca (2), Araraquara (3) e Ribeirão Preto (4).

Empatando com Piracicaba (5), São Carlos é superado por administrações de grande porte orçamentário, como Campinas (6), São Paulo (6), portal do governo estadual de São Paulo (6) e portal do governo federal (8). “Como somos uma referência tecnológica no país, a formação de nosso portal buscou as ferramentas mais modernas do mercado, cujo intuito é facilitar a rotina diária da nossa população”, observa o secretário municipal de Comunicação, Leandro Severo.

Aumentar o Page Rank é o desejo de todos os sites, pois ele demonstra o grau de relevância relativa de cada uma das páginas incluídas em seu índice. Este sistema é calculado por uma série de fatores, do qual o mais essencial é o conjunto de outros links na web que apontam para a página que está sendo avaliada. Este método comprova que cada link que uma dada página recebe é equivalente a um “voto” na sua popularidade, mas neste caso nem todos os votos contam da mesma forma: links recebidos de um site com Page Rank alto recebem peso maior do que os recebidos de sites com Page Rank baixo.

“Nosso portal vem gerando muito interesse da comunidade virtual, onde alcançamos excelentes avaliações em pesquisas da FGV e da USP, demonstrando também nosso projeto de transparência em um seminário internacional”, relembra Severo.

Portal do Cidadão
O site é atualizado diariamente com notícias ligadas aos trabalhos e atividades da Prefeitura, que são produzidas pelo Departamento de Divulgação e Imprensa. Programas, campanhas e agendas culturais também aparecem em destaque, na primeira página.

Por meio de um menu, localizado à esquerda da página principal, o internauta pode acessar as demais páginas do portal, referentes aos mais diversos setores da administração: secretarias municipais com seus serviços e funções; dados sobre a cidade (Conheça São Carlos); concursos públicos; informações sobre o secretariado, entre outros.

Os ícones “Fale com o prefeito” e “Fale conosco” constituem um canal direto com a administração, por meio do qual o cidadão pode se comunicar dando sugestões, formalizando críticas ou esclarecendo dúvidas. Dando continuidade à política ética e transparente nas contas públicas, iniciada na primeira gestão Newton Lima (2001), o site inovou ao criar o Portal da Transparência, que traz dados detalhados e atuais sobre o orçamento municipal.
Desde o seu lançamento, em 11 de abril de 2005, este portal alcança uma média de 1.100 acessos por dia. Entre os links mais acessados estão: IPTU, ferramenta de busca, Conheça São Carlos, Concursos, Últimas Notícias e Mapa do Site. O Sim Online, que reproduz a prestação de serviços realizada pelos Serviços Integrados do Município (SIM), um dos mais consultados, passará por um período de manutenção para ser atualizado.

O portal também possui um link com o site do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), onde o usuário pode acompanhar a qualidade da água, verificar todos os serviços prestados pela autarquia e emitir a segunda via da conta de água e esgoto.

Respeito ao dinheiro público
O Portal da Transparência disponibiliza informações a respeito das contas da administração pública e por meio dele é possível conhecer as metas de governo e acompanhar o uso do dinheiro público. Estão publicadas informações como o valor pago com aluguéis de imóveis e a sua destinação, o comportamento da dívida pública, os pagamentos realizados diariamente pela administração, informações a respeito dos Conselhos Municipais, os repasses para entidades conveniadas (subvenções) e os recursos recebidos dos governos estadual e federal, entre outras atribuições. “Para estimular a concorrência nas compras, publicamos os editais de licitação na íntegra, além de resumo das licitações já realizadas”, ressaltou Severo.

(08/11/07)