» CIDADÃO SÃO-CARLENSE PDF Imprimir E-mail

Ao lado de outras autoridades, o prefeito Newton Lima participou da entrega do título de cidadão são-carlense ao presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), professor doutor Jorge Almeida Guimarães, homenagem que faz parte das atividades do mês da Ciência e Tecnologia, que conta com o apoio da Prefeitura. Newton Lima destacou a importância de Guimarães à frente da Capes para o avanço da pesquisa brasileira.



PREFEITO PARTICIPA DE HOMENAGENS A PRESIDENTE DA CAPES

O prefeito Newton Lima participou no final da manhã desta quarta, dia 31, no auditório Jorge Caron, da Universidade de São Paulo (USP), da entrega do título de cidadão são-carlense ao presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), professor doutor Jorge Almeida Guimarães. A entrega foi promovida pelo presidente da Câmara Edson Fermiano e acompanhada pelo vice-prefeito Emerson Leal, o vice-reitor da USP Franco Lajolo, o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Oswaldo Baptista Duarte Filho, o professor e pesquisador Sérgio Mascarenhas, o chefe da Embrapa Instrumentação Álvaro Macedo, além do homenageado.

A homenagem está inserida no mês da Ciência e Tecnologia, que é comemorado na cidade e tem o apoio da Prefeitura. Newton expressou sua satisfação pela homenagem a Guimarães e lembrou da importância do professor à frente da Capes para o avanço da pesquisa brasileira. “Essa sinergia entre município e instituições de pesquisa representa um ganho para toda a comunidade”, disse. “A Capes contextualiza as políticas públicas adotadas para o engrandecimento da ciência e tecnologia”, completou.

Em seu discurso, o professor Sérgio Mascarenhas endossou as qualidades do homenageado. “Jorge Guimarães é o ampliador da educação brasileira ao confiar investimentos em tantos valores da pesquisa nacional”, confessou. “A pesquisa é um importante instrumento de construção do país, e eu fico muito feliz por fazer parte dessa construção. Essa, sem dúvida, é a maior homenagem que recebo em toda a minha carreira científica”, esclareceu o presidente da Capes.

NUMA 10 anos
Antes da entrega do título de cidadão são-carlense a Jorge Almeida Guimarães, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Emerson Leal participou das homenagens aos 10 anos do NUMA (Núcleo de Manufatura Avançada) da USP São Carlos. O núcleo é uma rede virtual de grupos e institutos de pesquisa em Engenharia de Produção, que tem por objetivo levar inovação tecnológica e melhores práticas de gestão à indústria brasileira unindo centenas de pesquisadores, professores, estudantes e empreendedores.

As pesquisas conduzidas no NUMA geraram, em dez anos, centenas de artigos científicos, dissertações, teses e algumas dezenas de empresas de base tecnológica. A maioria delas fornece produtos e serviços especializados para grandes indústrias de manufatura, como Embraer (aeronáutica), Volkswagen (automotiva), entre outras. O NUMA é responsável pelo desenvolvimento do Espaço Empresarial Online, projeto que melhora o ambiente empreendedor de São Carlos e que a Prefeitura busca parceiros para a sua implantação.

O NUMA também é sede do Instituto Fábrica do Milênio (IFM), criado pelo CNPq com o objetivo de agregar competências e estimular pesquisas cooperativas entre 32 diferentes grupos de diversas instituições, inclusive do exterior. Em três anos, o IFM reuniu 600 pesquisadores, interagiu com 400 empresas e gerou 14 patentes, todas com aplicação direta na indústria. “É digno de aplauso saber que do núcleo saíram empresas importantes, que fomentam a nossa economia e, acima de tudo, o reconhecimento da pesquisa brasileira, especialmente de São Carlos, que se firma cada vez mais como a Capital da Tecnologia”, relatou.

(31/10/07)