» 150 ANOS PDF Imprimir E-mail

Apresentação da Orquestra Sinfônica da USP.



PREFEITO CONDECORA INTERAÇÃO DA CULTURA COM O CONHECIMENTO

Na noite de sábado, dia 20, o prefeito Newton Lima prestigiou a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), atividade inserida no calendário de comemorações do sesquicentenário da cidade. Realizado no pátio da Catedral de São Carlos, este evento foi promovido pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e pelo Centro de Pesquisa do Instituto de Física (CEPOF), abrindo a Semana da Óptica 2007. “Fico muito feliz em acompanhar o interesse desta grande platéia pela música clássica, que além de bela dispõe de um conteúdo artístico extraordinário”, elogiou Newton.

Em seu discurso, o prefeito relembrou a importância que os dois campi da USP representam para São Carlos, por meio dos quais o município adquiriu um reconhecimento internacional, em decorrência do nível acadêmico e de suas relevantes pesquisas. Para celebrar a importância da melhor universidade da América Latina, Newton entregou duas medalhas do sesquicentenário, sendo uma ao regente da OSUSP, Carlos Moreno, outra ao diretor do IFSC, professor doutor Glaucis Oliva.

“É uma honra entregar estas primeiras condecorações para duas pessoas de reconhecido valor, em que uma representa a cultura e a outra, o conhecimento, sendo que essas duas vocações são desempenhadas em ampla plenitude em nosso município”, observou o prefeito, informando que no dia 18 de novembro já está confirmada a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no Shopping Iguatemi São Carlos.

Composição de sucesso
A OSUSP foi fundada em 1975 pelo ex-reitor Orlando M. de Paiva. Teve como seu primeiro maestro o renomado compositor Camargo Guarnieri, que em 2007 completaria 100 anos. Guarnieri foi sucedido pelo maestro Ronaldo Bologna, idealizador de importantes projetos, destacando-se o Concurso Camargo Guarnieri. A partir de 2002, o maestro Carlos Moreno foi indicado como novo regente titular e diretor artístico da OSUSP. Desde então, a orquestra vem promovendo o Projeto Academia, voltado ao aperfeiçoamento de músicos profissionais e que atualmente está em sua quarta edição.

Em 2006, o professor doutor Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi assumiu a direção da orquestra. A OSUSP recebeu o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra do Ano. Nos últimos anos, a orquestra vem ampliando o seu corpo de instrumentistas de sopro e de percussão, convidando freqüentemente solistas e regentes consagrados para apresentações regulares.

A OSUSP busca a renovação de idéias, abordagens, leituras, espaços de apresentações e programas, além de promover associações inesperadas e “passeios” pela música erudita contemporânea e popular, conquistando, assim, diferentes perfis de público. Tais atividades abarcam a formação de músicos e de novas platéias, garantindo o acesso não apenas à música erudita, mas a outras linguagens sinfônicas vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares.

(22/10/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos