» FÓRUM PDF Imprimir E-mail

Vice-prefeito em debate sobre emprego, ciência e tecnologia.



PARTICIPARAM DO DEBATE REPRESENTANTES DE DIVERSAS CIDADES

O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, participou, em Brasília, de dois fóruns que debateram temas como emprego, ciência e tecnologia. Na quarta, dia 17, no Ministério do Trabalho e Emprego, uma comissão formada por secretários e representantes de municípios com mais de 300 mil habitantes participou de uma reunião com técnicos do ministério das áreas de qualificação, juventude, economia solidária e de emprego e salário, onde foram discutidas questões relacionadas ao sistema público de emprego.

Além de Emerson, marcaram presença representantes do Departamento de Qualificação (DEQ), do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude (DPJ) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), além de gestores municipais de Osasco (SP), Londrina (PR), Salvador (BA) e Curitiba (PR), entre outros.

O grupo reivindicou mais recursos para a qualificação de trabalhadores, bem como a regulamentação da Resolução n° 466, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), de 21 de dezembro de 2005, que estabelece o Convênio Plurianual Único (CPU) como instrumento para formalização de convênios entre o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (SPETR), estados e municípios com mais de 300 mil habitantes.

“Para São Carlos, que ainda não tem 300 mil habitantes, foi uma honra ser incluído nesse seleto grupo, visto que uma das grandes preocupações do prefeito Newton Lima, desde 2001, é dar condições de empregabilidade ao cidadão são-carlense”, disse Leal. O Fórum + 300 é uma associação criada para debater questões relativas ao Sistema Público de Emprego de capitais e cidades com mais de 300 mil habitantes. No mês passado, o grupo entregou ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, um documento com propostas para aperfeiçoar o sistema de emprego em suas regiões.

Plano de Ações
Nesta quinta, dia 18, Emerson participou do Fórum Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia em que o secretário executivo da pasta, Luiz Antônio Rodrigues Elias, discutiu estratégias e traçou metas a serem cumpridas no Plano de Ações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para o período 2007-2010, cujos investimentos previstos são da ordem de R$ 40 bilhões em pelo menos quatro áreas nos próximos quatro anos, como expansão e consolidação do sistema nacional de ciência e tecnologia, promoção e inovação tecnológica nas empresas, pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas e ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, o que inclui a popularização e melhoria do ensino de ciências.

Dentro do contexto de discussão de desenvolvimento tecnológico ficou decidido que até o final de 2008 vão acontecer 14 reuniões entre membros do Fórum Municipal de Ciência e Tecnologia, secretários executivos e diretores do ministério da pasta. “Para os municípios a intenção é difundir as ações do plano e lutar pela aplicação dos investimentos, especialmente para São Carlos, conhecida pelo seu pólo de desenvolvimento tecnológico”, esclareceu Emerson.

Também na condição de membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Emerson Leal confirmou que a pedido do presidente Lula o conselho e outros setores ligados à ciência e tecnologia terão de atuar integrados para agilizar os trabalhos. “O presidente Lula quer lançar o programa o mais rápido possível e o fórum serviu para receber e debater propostas a serem inseridas no programa, que deve ter a sua versão final anunciada na última semana de outubro”, explicou.

(18/10/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos