» RECONHECIMENTO PDF Imprimir E-mail

Na abertura do 9º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, em Curitiba, o prefeito Newton Lima foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica com o título de Sócio Benemérito, que é concedido a cidadãos que atuam em prol da saúde, mesmo que não exerçam a medicina. Para a concessão do título ao prefeito, foram consideradas a idealização e construção do Hospital-Escola Municipal, a idealização e construção da Estação de Tratamento de Esgoto e o baixo índice de mortalidade infantil em São Carlos, o menor no estado entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.



PREFEITO RECEBE HOMENAGEM POR AÇÕES NA SAÚDE

O prefeito Newton Lima foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) com o título de Sócio Benemérito da SBCM. O título é concedido a cidadãos, não médicos, que atuam em prol da saúde. A Sociedade Brasileira de Clínica Médica reconheceu três ações do prefeito: a idealização e construção do Hospital-Escola Municipal “Horácio Carlos Panepucci”; a idealização e construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); e a taxa de mortalidade infantil do município, a mais baixa entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Estado.

A entrega da homenagem, pelo presidente da SBCM, Antônio Carlos Lopes, ocorreu no dia 11 em Curitiba (PR) durante a cerimônia de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Paralelamente ao congresso também aconteceram o 3º Congresso Internacional de Medicina e o 2º Congresso Brasileiro da Liga Acadêmica de Clínica Médica. O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, também foi homenageado pela SBCM.

O evento reuniu cerca de 5.200 profissionais de medicina de todo o país, além de profissionais da saúde de outros países. O programa científico do evento abordou diversos temas em mesas-redondas, painéis, simpósios e provas para obtenção de títulos. Foram realizadas mais de 600 atividades. O prefeito Newton Lima sentiu-se honrado em receber esse título. “Fiquei muito feliz, principalmente por ser um engenheiro e receber um título tão importante como esse da sociedade brasileira de medicina”, destacou. “Embora o título tenha sido concedido a mim, o que importa é que São Carlos se destaca na esfera nacional pelas ações na área da saúde”, disse o prefeito.

O reconhecimento pelo Hospital-Escola se deu pela sua concepção, a de suprir a falta de leitos hospitalares de São Carlos e região, servir de apoio ao curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e se tornar uma “vitrine” para os equipamentos desenvolvidos nos centros de pesquisa da cidade e região.

“É de extrema importância para São Carlos esse reconhecimento externo, pois desde a idealização do Hospital-Escola tínhamos esse objetivo, torná-lo modelo para o país”, salientou. A criação do curso de Medicina da UFSCar também foi inovadora, já que foi o primeiro curso do país a nascer com a concepção de formar médicos de família. Os dois vestibulares realizados até agora foram os mais concorridos do país.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Carlos também é vista pela Sociedade Brasileira de Clínicas Médicas como uma aliada essencial na prevenção às doenças. “Com a ETE deixaremos de poluir nossos córregos e melhoraremos a qualidade de vida das pessoas, já que iremos inaugurar 100% de coleta e tratamento”, explicou Newton Lima.

O prefeito comemorou também o destaque dado pela homenagem aos baixos índices de mortalidade infantil. “Esse é um aspecto que sempre nos preocupamos, ou seja, melhorar a saúde pública e, conseqüentemente aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano”, observou.

(18/10/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos