» CIÊNCIA & TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail

Durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, São Carlos recebeu a visita do ministro Sérgio Rezende. Ao lado do prefeito Newton Lima, o ministro empossou os membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e ministrou uma palestra sobre o Plano de Ação na área de Ciência e Tecnologia para os próximos quatro anos. Em sessão solene, Sérgio Rezende recebeu o título de “Cidadão São-Carlense” concedido pela Câmara Municipal e destacou o empenho do prefeito Newton Lima na administração da cidade.




MINISTRO SÉRGIO REZENDE DIZ QUE SÃO CARLOS É REFERÊNCIA PARA O PAÍS

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, esteve em São Carlos nesta quinta, dia 4, e no auditório da Embrapa, recebeu o título de “Cidadão São-Carlense” pela Câmara Municipal, deu posse, junto com o prefeito Newton Lima, ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e ministrou uma palestra apresentando o Plano de Ação para Ciência e Tecnologia para os próximos quatro anos.

O ministro e o prefeito, acompanhados de diversas autoridades municipais e acadêmicas, foram depois para Universidade de São Paulo (USP) para inaugurar o Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) e descerrar a placa do Instituto de Estudos Avançados de São Carlos (IEA). Durante sua visita, o ministro disse que São Carlos já faz parte de seu discurso e que sempre se refere ao município.

A vinda do ministro a São Carlos ocorreu devido à realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que no município, por determinação do prefeito, neste ano de comemoração dos 150 anos irá se estender com uma vasta programação durante o mês de outubro. “Fiz questão de convidar o professor Sérgio Mascarenhas para coordenar as atividades deste mês e tenho certeza de que nossa cidade irá contribuir para a divulgação da ciência”, disse o prefeito Newton Lima. Antes da solenidade, o ministro, acompanhado de diversas autoridades, concedeu entrevista coletiva.

Newton Lima abriu a reunião saudando todos os presentes e fez questão de agradecer o empenho do professor Sérgio Mascarenhas pela realização da programação do mês de outubro. “Sem dúvida nenhuma temos que agradecer a presença do ministro Sérgio Rezende em uma semana tão importante como essa”, salientou. Antes da palavra do prefeito, o músico Paulo Moura emocionou a platéia ao executar o Hino Nacional no clarinete.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Fermiano, instalou uma sessão solene para homenagear o ministro com o título de “Cidadão São-Carlense”. Tanto a Câmara como a Prefeitura entregaram placas ao mais novo cidadão são-carlense. Ambas as instituições também fizeram questão de prestar homenagens ao professor Sérgio Mascarenhas.

Logo após as honrarias, o ministro Sérgio Rezende fez um discurso agradecendo, em primeiro lugar, ao prefeito Newton Lima pelo empenho em diversas ações do município. “O prefeito Newton Lima é um batalhador. Ele está pavimentando o futuro de São Carlos”, destacou. Neste momento, o ministro fez apenas agradecimentos pelo título, disse gostar muito de São Carlos e que já esteve na cidade inúmeras vezes.

Já o prefeito Newton Lima iniciou seu discurso agradecendo a recepção da Embrapa Instrumentação, local de realização do evento, e fez questão de dar os parabéns ao presidente nacional da Embrapa, Silvio Crestana, presente à cerimônia, por uma matéria do New York Times, da última terça, dia 2, que considera a Embrapa como referência internacional na ciência e tecnologia.

Newton Lima falou sobre o peso que a ciência e tecnologia está recebendo no governo do presidente Lula. Tanto ele como o vice-prefeito Emerson Leal participaram, na quarta, dia 3, da apresentação do Plano de Ação da Ciência e Tecnologia feita pelo ministro Sérgio Rezende ao presidente da República e aos membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do qual o vice-prefeito de São Carlos faz parte.

“Quem fez aniversário no dia 3 foi o ministro, mas nós é que ganhamos o presente”, disse Newton Lima, elogiando o detalhamento e as diretrizes que o Plano de Ação apresenta. “Nunca se teve uma ação integrada como essa no país”, lembrou o prefeito.

Apoio
Newton Lima também declarou apoio ao Plano de Ação do ministério e disse que pelas ações de São Carlos, integradas entre Prefeitura, universidades, institutos de pesquisa e parques tecnológicos, a cidade como um todo também irá apoiar. “Cada instituição aqui teria o que dizer para contribuir e nós da Prefeitura iremos contribuir com pelo menos dez ações”, argumentou, listando todas essas ações (ver abaixo).
Por fim, o ministro fez uma apresentação resumida do Plano de Ação, o qual o presidente Lula deseja lançar até o final de outubro e que ainda deve ser enriquecido pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Segundo Sérgio Rezende, o país ainda tem muito que crescer na área da ciência e tecnologia, já que atualmente o Brasil apresenta 70 mil professores doutores em atuação, quando o ideal seria 600 mil.

No entanto, salientou o ministro, desde 2003 o país está vivendo um crescimento de investimentos e melhorias no setor, tanto que está prestes a criar o Sistema Brasileiro de Tecnologia. O ministro disse que o Plano de Ação até 2010 prevê investimentos integrados de R$ 40 bilhões. “Também estamos prevendo 1,5% do PIB em 2010. Ainda é pouco quando comparamos com países desenvolvidos, que investem de 2 a 2,5%, mas é muito mais do que em qualquer outro período”, assegurou Rezende.

Ações
O prefeito Newton Lima apresentou ao ministro Sérgio Rezende dez ações da Prefeitura, integradas com instituições e grupos, que irão contribuir para a difusão da ciência e tecnologia. Confira;

1 – Redecomep – Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa: Conquista do município e que interligará diversos equipamentos públicos por meio de rede de fibra ótica de alta velocidade. Somente capitais brasileiras conquistaram recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para instalação da Rede. As exceções são as cidades de Campinas e São Carlos.

2 – Galpão da Ciência e Tecnologia: A Prefeitura, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, está terminando de instalar o Galpão da Ciência, que recebeu o nome de “Mário Tolentino”, ilustre professor de Química da UFSCar.

3 – Instalação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que nasce já com o Fundo Municipal da Ciência e Tecnologia.

4 – Scienc Park, uma iniciativa do ParqTec, que tem apoio da Prefeitura e que visa fortalecer as empresas de alta tecnologia.

5 – Sistema Paulista de Parque Tecnológico, que São Carlos integra e que em breve será instalado na cidade em conjunto com o Ministério e o governo do Estado.

6 – Centro Tecnológico da Agricultura Familiar, que está em fase de término das obras e irá servir de apoio à agricultura familiar. Recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

7 – Centro Tecnológico da Economia Solidária, também em fase de elaboração e que irá contribuir para o fortalecimento de diversas atividades.

8 – Implantação da área 2 do CEAT, distrito industrial para empresas de alta tecnologia.

9 – Inauguração do Hospital-Escola Municipal “Horácio Carlos Panepucci”, que além da contribuição na saúde do município servirá como espaço de “exposição” para equipamentos desenvolvidos nos centros de pesquisas de São Carlos.

10 – Citesc – Centro de Inovação, Pesquisa e Assistência a Saúde, cujo portal foi lançado em fevereiro e que o grande objetivo é a construção de um Centro para difusão de insumos estratégicos.

(04/10/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos