» CIÊNCIA & TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail

Na condição de membro do conselho, o vice-prefeito Emerson Leal participou da reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. No encontro, o ministro Sérgio Rezende, que estará em São Carlos nesta quinta, dia 4, participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Plano de Ações para o setor para o quadriênio 2007/2010. O prefeito Newton Lima também foi convidado para a reunião e ainda participou, ao lado do vice-prefeito, do encontro do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia.



NEWTON LIMA E EMERSON LEAL PARTICIPAM DE REUNIÕES EM BRASÍLIA

O vice-prefeito Emerson Leal participou nesta quarta, dia 3, da reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, na condição de membro. Na oportunidade, o ministro da pasta, Sérgio Rezende, que estará em São Carlos nesta quinta, dia 4, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Plano de Ações para Ciência e Tecnologia para o quadriênio 2007-2010. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a participação de 11 ministros. O prefeito Newton Lima também foi convidado e participou da reunião.

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 40 bilhões em pelo menos quatro áreas estratégicas nos próximos quatro anos, como expansão e consolidação do sistema nacional de ciência e tecnologia, promoção e inovação tecnológica nas empresas, pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas e ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, o que inclui a popularização e melhoria do ensino de ciências.

O presidente Lula abriu a reunião dando os parabéns ao ministro Sérgio Rezende por apresentar um Plano de Ação até 2010. “Antes o Ministério vivia apresentando um plano de sobrevivência a cada mês. Na medida em que se coloca no PPA e se faz um projeto significa que nós temos agora uma meta concreta a ser atingida”, salientou. Lula solicitou ainda empenho dos membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. “É preciso que haja disposição de vocês de fazer a coisa acontecer”, disse o presidente, conforme divulgado pela assessoria do Palácio do Planalto.

Segundo o prefeito Newton Lima, a fala do presidente Lula foi muito importante. “Ele solicitou agilidade e integração com todos os ministérios para que as políticas de ciência e tecnologia sejam implantadas”, explicou. Para o prefeito, essa postura é essencial para colocar em prática todo o projeto preparado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O vice-prefeito Emerson Leal lembrou que o presidente Lula já indicou uma data para o lançamento do Plano. “O presidente foi bem claro em dizer que pretende lançar ainda em outubro”, destacou. Segundo ele, os membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia terão que trabalhar integrados para agilizar os trabalhos.

Fórum Nacional
Tanto o prefeito como o vice-prefeito de São Carlos participaram, na terça, dia 2, no auditório da Caixa Econômica Federal em Brasília, da reunião do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia. Emerson Leal era o presidente do Fórum até essa reunião. A reunião foi organizada pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI) e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), graças ao empenho do prefeito Newton Lima, que é secretário-geral da entidade.

O Fórum foi criado em 2001, em Vitória (ES), e visa contribuir na articulação e promoção dos assuntos envolvidos na área de ciência e tecnologia. Participam do Fórum municípios brasileiros que atuam nesta área. Newton Lima e Emerson Leal abriram, ao lado do secretário executivo da ABIPTI, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, a reunião do Fórum e a V Assembléia Nacional em Brasília.

Posse Comciti
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, estará em São Carlos nesta quinta, dia 4, quando dará posse aos membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comciti) e vai proferir uma palestra em que vai enfocar as principais ações do Ministério da Ciência e Tecnologia durante sua gestão na pasta. O evento acontece no auditório da Embrapa Instrumentação, na rua 15 de Novembro, a partir das 9h30.

O Comciti será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura. Será um órgão de caráter consultivo e fiscalizador de participação direta da comunidade. Instituições como a USP, UFSCar, Unicep, Embrapa, ParqTec, Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes (Cedin) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) farão parte do conselho, que terá como principais objetivos fortalecer e ampliar a base técnico-científica existente em São Carlos, assim como melhorar as condições de vida da população, notadamente em assuntos referentes aos padrões de saúde, educação, habitação, transporte e meio ambiente.

Dentre as 12 competências estabelecidas pelo Comciti destacam-se o acompanhamento da formulação de diretrizes e a promoção de atividades que visem ao desenvolvimento científico e tecnológico. E a organização de plenárias e audiências públicas, quando necessário, para a discussão de diretrizes e projetos relacionados ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Fiscalizar a aplicação dos recursos concedidos ao Fundo Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação é outra atribuição do conselho.
Os conselheiros que comporão o Comciti terão mandato de dois anos, sendo permitida a recondução por mais um ano. A função de conselheiro não será remunerada, já que é considerada de relevante interesse público. As reuniões serão mensais e extraordinárias, quando haja a convocação do presidente ou por requerimento de, no mínimo, um terço dos seus membros.

(03/10/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos