» PREFEITO PRESTA HOMENAGEM AOS ITALIANOS EM SESSÃO SOLENE PDF Imprimir E-mail



O prefeito Newton Lima participou da sessão solene que prestou homenagens à comunidade ítalo-brasileira, ocorrida na sexta, dia 28, na Câmara Municipal. A cerimônia foi presidida pelo vereador e presidente da Casa, Edson Fermiano, e foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, responsável pela organização da Festa das Nações, que neste ano está rendendo homenagens aos diversos povos que participaram do crescimento de São Carlos. Já foram lembrados os afro-descendentes, portugueses, árabes, japoneses e os próprios brasileiros, com a festa de tradições brasileiras.

A senhora Clementina Luporini, de 105 anos, foi escolhida pela comunidade ítalo-brasileira para receber as homenagens, por isso foi agraciada com discursos, flores e placas comemorativas. “Quero agradecer a dona Clementina por tudo o que fez pelos são-carlenses”, disse o prefeito Newton Lima em seu discurso. Dona Clementina, que participou de toda a sessão, é filha de italianos de Luca. Um artigo de Júlio Roberto Osio, lido pela vereadora Laíde das Graças Simões, contou um pouco da vida da filha do alfaiate José Luporini, que possuía seu estabelecimento na baixada do Mercado, na rua General Osório. Dona Clementina assumiu os afazeres da casa após a morte da mãe e ajudou o pai a cuidar de onze pessoas.

A sessão teve outro momento importante, que foi o anúncio do tombamento da Fazenda Santa Maria do Monjolinho como patrimônio histórico do Estado de São Paulo pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Newton Lima fez questão de fazer referência à importância do acontecimento, lembrando que São Carlos ganha muito com isso, pois já possui a Fazenda Pinhal e a Fazenda Santa Eudóxia com esse título.

“O turismo da nossa cidade contabiliza mais um ponto com essa notícia”, disse, referindo-se aos esforços da Prefeitura para viabilizar cada vez mais o turismo científico e histórico-patrimonial. O prefeito leu um ofício endereçado ao proprietário da Fazenda, Décio Malta Campos. No ofício, o prefeito manifesta o reconhecimento do município pela importância arquitetônica e histórica da Fazenda. “Parabenizo a todos os familiares pela conquista”, salienta no ofício.

A sede da fazenda foi projetada pelo arquiteto italiano David Cassineli, que também projetou os Palacetes Conde do Pinhal e Bento Carlos, além de diversas outras residências no município. A senhora Olívia Malta Campos é a atual proprietária ao lado do filho, Décio. Lia Souza Campos Siqueira Ferreira doou parte do acervo do pai para a Fazenda.

(01/10/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos