» FESTA DAS NAÇÕES VAI HOMENAGEAR A COMUNIDADE ITALIANA PDF Imprimir E-mail

A “Festa das Nações: contribuição da comunidade ítalo-brasileira” começa na próxima sexta, dia 21, a partir das 19h, na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado), e continua no final de semana com diversas atrações. Haverá barracas de artesanato, alimentação típica, atrações culturais e shows, além de apresentações do “Circolo Italiano di Araraquara” e de Sheila Lima e banda no dia 21, Tenores do Brasil Ricardo & Marcello e a cantora Mafalda Minnozzi no dia 22, e do coral “De Papo Pro Ar” da Filarmônica de São Carlos e do cantor Fred Rovela no dia 23.

Mas as homenagens à comunidade italiana já começaram no início do mês com as primeiras aulas das oficinas gratuitas de macramê e de bordado da roça, que estão sendo realizadas no campus 1 e no campus 2 da Fundação Educacional São Carlos (FESC).

Já na próxima terça, dia 18, às 20h, no São Carlos Clube – Avenida será aberta a exposição de arte “Itália – São Carlos 150 Anos”, reunindo quadros e esculturas que dão amplo panorama da arte italiana. A visitação poderá ser feita até o dia 30, de terça a quinta das 13h às 22h, sextas e sábados das 13h às 19h e aos domingos das 12h às 18h. A curadoria é de Marilena Onesti Maffei, artista plástica e marchand são-carlense, que dividiu as obras expostas em três grupos: trabalhos de artistas italianos radicados no Brasil, obras de artistas ítalo-brasileiros e obras de artistas são-carlenses de origem italiana.

Outra exposição poderá ser vista na plataforma da Estação Cultura, a partir desta quarta dia 19, das 8h às 22h. “A Presença Italiana em São Carlos”, produzida pela Fundação Pró-Memória, é formada por um conjunto de dez painéis com diversos temas, entre eles o comércio, a comunicação, a cultura, a indústria e a saga do café. A história da imigração italiana confunde-se com a de São Carlos. Os italianos, fugindo da guerra, da fome e da miséria, passaram meses em navios, alimentando o sonho de “fazer a América” e finalmente aqui chegaram. Trabalhando inicialmente nas lavouras de café, depois como operários nas fábricas e então como donos destas, os imigrantes ajudaram a construir a cidade de São Carlos, seu patrimônio e suas tradições. A mostra poderá ser vista até 7 de outubro

O Sesc também participa das homenagens à comunidade ítalo-brasileira com três exibições do filme “Vermelho como o Céu”, dirigido por Cristiano Bortone (Itália, 2006), dias 21, 22 e 23, sempre a partir das 19h30. O filme mostra a saga de um garoto cego durante os anos 70, lutando contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Encerrando as atividades do mês dedicado à cultura italiana será realizada uma sessão solene na Câmara Municipal no dia 28, às 19h30; a Missa Italiana na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 29, às 19h, e o Baile da Primavera, no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, a partir das 21h30 também do dia 29.

Todos esses eventos integram as comemorações do sesquicentenário são-carlense, conforme a programação elaborada pela Prefeitura em parceria com a entidade São Carlos Presente e Futuro, dedicando o mês de setembro à cultura italiana como homenagem à contribuição de italianos e descendentes à formação e desenvolvimento da cidade.

(14/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos