» SAAE PEDE ECONOMIA NO CONSUMO DE ÁGUA PDF Imprimir E-mail



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, comunica à população sobre uma possível deficiência no abastecimento de água, em virtude da estiagem enfrentada nos últimos meses. As regiões mais críticas da cidade podem ser as interligadas aos reservatórios da Vila Alpes, Vila Nery e Santa Felícia. “É muito importante esclarecer que este problema é climático, pois, havendo a incidência de chuva, o sistema restabelece o seu fluxo de distribuição imediatamente”, salienta o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

Recentemente, a Defesa Civil aferiu a temperatura e a umidade de todo o município, através do termo-higrômetro, constatando um estado emergencial de intenso calor e clima seco. Este equipamento mede a umidade relativa do ar, quantificando o volume de água na forma de vapor existente na atmosfera no momento, em relação ao total máximo que poderia existir na temperatura observada. A umidade aumenta sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente. Ao final da tarde de quarta, dia 12, por exemplo, São Carlos registrou o índice de apenas 10% de umidade relativa do ar.

Segundo informações climáticas do site (www.cptec.inpe.br/tempo) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) , a previsão de tempo em São Carlos para o final de semana varia de 14ºC a 30ºC, indicando um alto predomínio de sol. O índice de radiação ultravioleta (UV) estará oscilando no patamar de 8 a 9, sendo considerado um número muito alto. Neste estágio denominado de “Extra Proteção” é recomendado ao cidadão evitar o sol do meio-dia, permanecer na sombra, utilizar camisa, boné e protetor solar.

O SAAE solicita aos usuários evitar a lavagem de quintais, pisos, calçadas, veículos, telhados e o enchimento de piscina, procurando sempre identificar qualquer vazamento. Para melhores esclarecimentos técnicos, o munícipe pode entrar em contato com o Setor de Atendimento ao Público (SAP), através do número 0800-111-064. A chamada é gratuita e funciona em sistema de plantão (24 horas), englobando os finais de semana e feriados.

Dicas para economizar água:
• Evite lavar quintais, pisos e calçadas. Use apenas a vassoura.
• Se você lava o carro uma vez por semana, passe a lavá-lo a cada quinze dias, usando um balde ou bacia, ao invés da mangueira.
• Regue as plantas e jardins apenas duas vezes por semana, logo cedo ou no final da tarde.
• Junte uma quantidade de roupa suja para lavar de uma vez só, aproveitando a capacidade total do seu tanque ou da máquina de lavar. Aproveite a água da lavagem da roupa para limpar o chão.
• Use uma bacia ou a cuba da pia para ensaboar os pratos e talheres. Abra a torneira apenas para enxaguá-los.
• No caso de usar máquina de lavar pratos, juntar louças e talheres e só ligar quando sua capacidade estiver completa.
• Ao tomar banho, feche a torneira enquanto se ensaboa.
• Ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada até a hora de enxaguá-los.
• Aperte a descarga do vaso sanitário apenas por 5 segundos.
• Verifique se as bóias da caixa d'água e as torneiras estão bem vedadas.
• Procure conhecer a planta de sua casa e por onde passam os encanamentos de água embutidos. Nas áreas úmidas, onde a pintura está descascando, pode ter vazamento. Consulte um encanador.
• Verifique o consumo mensal em metros cúbicos (m3) marcado em sua última conta d'água. Multiplique o valor por 1.000 para obter o consumo em litros. Divida o consumo mensal por 30 para saber quanto a sua casa gastou por dia (litros/dia). Divida o resultado pelo número de pessoas que moram na sua casa para obter quanto cada um consumiu por dia (litros/hab/dia). Se o resultado for maior que 150 (litros/hab/dia), procure reduzir o consumo.
• Ao perceber vazamentos nas ruas e calçadas, ligue para o SAAE, para serem reparados o mais rápido possível.

(12/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos