» ATIVIDADES FÍSICAS MUDAM ROTINA DE ALUNOS DA TERCEIRA IDADE PDF Imprimir E-mail



O Programa de Atividades Físicas (PAF) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde no bairro Botafogo acaba de completar três anos. Além de promover novas amizades, as atividades melhoram o condicionamento físico da população da terceira idade com atividades que envolvem alongamento, ginástica localizada e relaxamento. Para comemorar a data, os 18 alunos promoveram uma confraternização com direito à degustação de bolo, salgadinhos e suco em que os benefícios são visíveis na alegria de cada membro que passou a ter um estilo de vida mais saudável e melhorou o condicionamento físico.

A aposentada Eurídice Teixeira Piassi iniciou a atividade física por recomendação médica e relata que não vê a hora de terminar os serviços domésticos para fazer os exercícios. “As atividades físicas me trouxeram de novo o prazer de viver porque eu tinha muita dor nas pernas e, graças a Deus, hoje eu não preciso mais tomar remédio para as dores que eram constantes”, contou. O auxiliar de limpeza Domingos da Motta Neto lembra que melhorou a disposição física. “Hoje eu consigo vender meus produtos com saúde para ajudar no orçamento de casa, aproveitar melhor os momentos de lazer, porque antes eu vivia cansado e desanimado”, disse.

Atividades
Sob a coordenação do orientador físico Ernane Stefane Junior, os participantes desenvolvem exercícios de alongamento, ginástica localizada e relaxamento. Tudo começa bem cedo, com aferição da pressão arterial e uma boa caminhada. Ernane enfatiza que o objetivo é buscar uma rotina de vida saudável, de maneira muito simples, com exercícios que respeitam a condição física de cada aluno individualmente. “Buscamos promover um bem-estar mental com condicionamento saudável dos músculos e corpo, sem se preocupar muito com a estética, promovendo a cidadania”, explicou.

Alguns alunos que no início das atividades físicas chegaram com dores lombares, nas pernas e com baixa auto-estima já desfrutam de melhor qualidade de vida com queda nos níveis de colesterol e triglicérides e normalização da pressão arterial. Os interessados em participar das atividades devem procurar o instrutor e se inscrever em uma das opções dos grupos do Cidade Aracy, com aulas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h15, no salão da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe; o grupo da região do Botofogo, com aulas na Unidade Básica de Saúde do Botafogo, às segundas, quartas e sextas, das 14h às 15h; o grupo da FESC, que realiza suas aulas às segundas, quartas e sextas, a partir das 17h, em uma sala sob a escada do campo do Rui Barbosa na Vila Nery, ou o grupo que faz aulas na USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim São Carlos, toda terça e quinta, das 7h30 às 9 h.

(11/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos