» FEIPECUS PDF Imprimir E-mail

Feira começa nesta terça, dia 11.




A EXPECTATIVA É GERAR R$ 10 MILHÕES EM NEGÓCIOS

A partir das 11h desta terça, acontece a abertura oficial da 4ª edição da Feira Internacional de Pecuária, Avicultura, Pesquisa e Tecnologia de São Carlos (Feipecus), englobando uma série de produtos, serviços, seminários, exposições de animais, artesanato, música, culinária e inovação tecnológica. Será no Pavilhão São Carlos Exposhow, próximo ao Sesi e ao Conjunto Habitacional Waldomiro Lobbe Sobrinho, no horário das 12h às 22h, e no encerramento, no dia 15, será das 9h às 18h. Os organizadores estimam um público de 20 mil pessoas e uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 10 milhões, reunindo empresários, pesquisadores, gestores e produtores rurais.

Organizada em um ano importante, em razão das comemorações do sesquicentenário da cidade, a meta da Feipecus é se consolidar no circuito nacional das feiras do setor de agronegócio. O pavilhão de 12.500 m² recebeu diversas melhorias em sua infra-estrutura física e logística, incluindo a duplicação da área destinada para a exposição de animais, a ampliação do setor de alimentação e o aumento de vagas para estacionamento com capacidade para 500 veículos. Em toda a área interna do galpão foi instalado o sistema wireless, em que os expositores poderão utilizar a internet sem fio.

Os destaques deste ano envolvem o 2º Festival do Cordeiro, o 3º Leilão de Ovinos e a Exposição e Leilão de Rado da raça Brahman, eventos considerados bem-sucedidos em edições anteriores. Na área cultural haverá cursos de artesanato voltados especificamente aos trabalhadores rurais, uma amostra do que vai se tornar o primeiro museu brasileiro dedicado exclusivamente à história da agricultura e a apresentação da orquestra e coral Amigos Violeiros, do Sindicato Rural de São Carlos. O repertório inclui sucessos gravados por duplas nacionalmente conhecidas, como “Meu Reino Encantado”, de João Mulato e Douradinho, “Saudade”, de Tião Carreiro e Pardinho, e “Velha Porteira”, de Lourenço e Lourival.

A realização da Feipecus é uma iniciativa da Prefeitura, com apoio do Ceagesp, da Acisc, do ParqTec, do Senar, do Sindicato Rural de São Carlos, da Faesp e do Ministério da Agricultura, com o patrocínio do Banco do Brasil e do Sebrae.

Política e tecnologia de ponta
A novidade desta edição será a sessão especial da Assembléia Legislativa representada por 27 deputados estaduais da Frente Parlamentar de Defesa da Produção Sustentável de Agroenergia. Todos os parlamentares do Estado serão convidados para participarem do seminário “Desafios para a Produção Sustentável de Agroenergia”.

São aguardadas as presenças do ex-ministro da Agricultura, Allyson Paolinelli, do diretor de Energia da Petrobrás, Ildo Sauer, do presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, e do vice-presidente do setor de Agronegócio do Banco do Brasil, Luiz Carlos Guedes Pinto. Transmitido pelo canal da assembléia (canal 8 da Net), este debate reunirá representantes das universidades públicas do Estado (USP e Unesp) e da União das Indústrias de Cana de Açúcar (Única).

O fotorreator que trata resíduos químicos presentes na água utilizada para lavagem de alimentos, máquinas agrícolas e embalagens de pesticidas é uma das principais atrações tecnológicas que será exposta na Feipecus. O equipamento foi especialmente desenvolvido para uso em propriedades rurais e pode ser operado sem dificuldade pelo agricultor. Com cerca de um metro de altura e oito polegadas de diâmetro, o fotorreator é considerado um aparelho compacto e econômico, já que o consumo mensal de energia estimado com uso diário do equipamento é de 50 kWh, o equivalente ao de um aparelho de TV.

O fotorreator tem capacidade para tratar até 500 litros de água, e gasta em média 15 horas para tratar 300 litros, números que variam conforme a concentração de poluentes. O tratamento da água com resíduos químicos provenientes de pesticidas e fertilizantes agrícolas é uma das maiores preocupações dos especialistas, já que estas substâncias têm efeito cumulativo e pode comprometer seriamente o meio ambiente e a saúde humana.

Programação Feipecus 2007.

(10/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos