» 7 DE SETEMBRO PDF Imprimir E-mail

O tradicional desfile de 7 de setembro, que neste ano comemorou o aniversário de 185 anos da Independência do Brasil, foi acompanhado por cerca de dez mil pessoas. Realizado na região central, o evento foi promovido pela Prefeitura e também faz parte das comemorações do sesquicentenário de São Carlos. Ao lado da primeira dama Ana Lima e de outras autoridades, o prefeito Newton Lima acompanhou o desfile cívico-militar, que teve início logo após o hasteamento das bandeiras.



SÃO CARLOS COMEMORA A INDEPENDÊNCIA COM DESFILE CÍVICO-MILITAR

Para comemorar o aniversário de 185 anos da independência do Brasil a Prefeitura realizou na manhã da última sexta, dia 7, na avenida São Carlos, entre as ruas Padre Teixeira e Conde do Pinhal, um desfile cívico/militar, evento integrante do calendário do Sesquicentenário da cidade, que contou com a participação de diversas entidades e foi assistido por cerca de 10 mil pessoas. O prefeito Newton Lima e a primeira-dama Ana Lima assistiram o desfile do palanque das autoridades juntamente com o presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Fermiano, o deputado federal Lobbe Neto, diversos secretários municipais, além de outras autoridades.

Antes do desfile todos participaram do hasteamento das bandeiras na Praça Coronel Salles, evento que contou com a presença do 1º Tenente do Tiro de Guerra de São Carlos João Luiz Tozzato, da Banda do Tiro de Guerra, de alunos das Escolas Estaduais Antonio Militão de Lima e Arquimedes Mendes de Carvalho, da União Cívica Feminina, de alunos do programa Jovens Construindo Cidadania (JCC) desenvolvido pela Polícia Militar.

Durante seu discurso, logo após a execução dos hinos do Brasil, Independência e de São Carlos, o prefeito Newton Lima chamou a atenção pela coincidência da comemoração da independência no ano em que São Carlos comemora 150 anos. “Quando a independência foi proclamada, trinta e cinco anos depois nasce a nossa cidade, já decolando nas asas da liberdade, nas asas da soberania, e que história bonita nós temos para contar de serviços prestados ao Brasil”, frisou.

Newton Lima finalizou seu discurso lembrando que o Brasil é hoje um país muito melhor do que antes, embora reconhecendo que ainda há desigualdades, típicas de países emergentes. Lembrou que a sociedade já se organiza para pedir melhorias e que os três níveis de governo estão cada vez mais comprometidos com os princípios da cidadania. “Justiça social e democracia são co-irmãs de liberdade, independência e soberania, por isso, em nome de todos os são-carlenses, quero saudar nossa pátria e dizer bem alto: viva São Carlos e viva o Brasil”, finalizou.

A primeira parte do desfile foi da área militar com os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), srs. Eduardo Bragatto e Francisco Rantin, as viaturas do Exército brasileiro usadas na 2ª Guerra Mundial, os atiradores do Tiro de Guerra, o 38º Batalhão da Polícia Militar, o Grupamento do Corpo de Bombeiros, as Policias Militar Rodoviária e Ambiental e a Polícia Civil com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) e a Policia Científica.

Da parte civil participaram a Guarda Municipal, a Defesa Civil Municipal, os Agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, os membros do Conselho de Segurança (Conseg) e os Agentes de Saúde com Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), O Grupo Escoteiro São Carlos e os Doutores Klaus (grupo de voluntários inspirados nos Doutores da Alegria).

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura participou do desfile com alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) Antonio Lourdes Rondon, Ida Vinciguerra, João Jorge Marmoratto, Aracy Leite Pereira Lopes e Osmar Stanley de Martini; e das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Afonso Fioca Vitali (CAIC), Angelina D. de Melo e Carmine Botta.

Da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer desfilaram os alunos que participam de Programas e Projetos Esportivos como Campeões do Futuro, Atletismo nos Bairros, Escolinhas de Esportes e outros. Alunos de dois programas desenvolvidos pela Polícia Militar, o Jovens Construindo Cidadania (JCC) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) também desfilaram. O público acompanhou ainda as apresentações das Bandas do Tiro de Guerra, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Colégio Cecília Meireles e da Faber-Castell, as três últimas sob regência do maestro Robertinho Mori.

Veja mais fotos.

(10/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos