» PROGRAMA TENDA LIVRE DE TEATRO É APROVADO PELO PÚBLICO PDF Imprimir E-mail




O Programa Tenda Móvel de Teatro, realizado de 21 a 25 deste mês pela Prefeitura por meio do Departamento de Artes e Cultura, transformou o Parque do Bicão num território livre do teatro, atraindo mais de 1.200 pessoas em cinco dias de atividades. Além dos espetáculos teatrais como teatro de rua, circo e divulgação científica, a população são-carlense, em especial as crianças, teve oportunidade de participar de diversas oficinas.

O programa teve formato itinerante e o objetivo foi dar oportunidade à comunidade de ter contato com atividades culturais em espaços públicos de fácil acesso. Os grupos teatrais de São Carlos também foram contemplados com o programa, pois, além de se apresentarem no palco da Tenda Móvel, seus integrantes tiveram estreito contato com artistas de grupos de renome. Desta forma, a Prefeitura busca resgatar o movimento teatral são-carlense, algo que marcou época na história do teatro paulista nas décadas de 60 e 70, com o Festival de Teatro Amador de São Carlos, evento reconhecido nacionalmente que revelou diversos atores e atrizes.

A aprovação do público revela o sucesso do programa. Para Kátia Lúcia de Souza, que mora no Santa Felícia, a cultura geralmente é um lazer caro, mas, com esse projeto da Prefeitura, todo mundo pôde participar e ter acesso gratuito a bons espetáculos. “Eu vi no jornal e resolvi vir. Lá no meu bairro também são realizadas algumas festas com shows e sempre são muito bons, por isso resolvi vir”, declarou.

Também moradora do Santa Felícia, Lucilene dos Santos disse que adora teatro. “Aproveitei o fato de ter uma prima que mora aqui próximo ao Bicão e que me convidou, então vim para assistir”, disse, esperando que a Prefeitura realize o Tenda Móvel também no seu bairro. “Tenho três filhos que vieram brincar e aprender aqui todos os dias. Eu e meu marido resolvemos vir junto e adoramos”, revelou Claudete Silvina da Silva, que mora no Jardim Bicão.

Outra moradora do Jardim Bicão, Kelly Cristina Mendes, achou a proposta da Prefeitura muito legal tanto para as crianças quanto para os adultos. “É uma proposta para a família inteira, já que durante o dia as crianças podem participar de oficinas e à noite elas trazem os pais para o teatro”, concluiu, revelando que o mais interessante é que tudo isso “aconteceu na porta da casa da gente”.

Na avaliação do assessor Cultural da Prefeitura, Almir Martins, o “Programa Tenda Móvel de Teatro” conseguiu atrair a população que, na verdade, tem uma carência desse contato, principalmente com o teatro, e que ficou maravilhada com a possibilidade de assistir espetáculos próximos de suas casas. “O objetivo da Tenda é isso, levar às pessoas que não iriam ao teatro convencional a ter acesso a essa possibilidade e, principalmente, de formação de público”, disse.

Martins revela que o Programa Tenda Móvel de Teatro será levado, ainda esse ano, para outros três bairros: Cidade Aracy, Vila Nery e Maria Stella Fagá. “Vamos levar a Tenda para esses bairros que são locais carentes do contato com as atividades artísticas. Nas próximas edições incluiremos também espetáculos de dança e de música”, finalizou. Segundo Telma Olivieri, diretora do Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura, o programa contempla o público que assiste espetáculos e participa de oficinas gratuitamente, bem como a classe artística de São Carlos, que mantém contato com outras companhias.

“Montamos uma tenda coberta, inclusive com fechamento lateral, que evita problemas no caso de frio e chuva. São colocadas cadeiras, tudo para dar conforto às pessoas”, informou Telma, destacando que o palco foi montado o mais próximo de um palco de teatro com caixa escura, som e iluminação de ótima qualidade. “Nós trouxemos companhias profissionais de fora propiciando intercâmbio e possibilitando uma formação maior dos grupos teatrais de São Carlos”, finalizou.

(31/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos