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A pesquisa Índice Geral de Qualidade de Governo Eletrônico apontou o Portal da Prefeitura de São Carlos como o segundo melhor entre sites de prefeituras do Estado de São Paulo. O estudo foi feito pela Fundação Getúlio Vargas, por meio do Centro de Estudos em Tecnologia da Informação para Governo (TecGov), no período de setembro de 2006 a março de 2007. Todos os municípios paulistas participaram da avaliação, que considerou 440 variáveis.

PORTAL DO CIDADÃO É O SEGUNDO MELHOR ENTRE PREFEITURAS

O portal da Prefeitura de São Carlos é o segundo melhor site municipal do Estado de São Paulo, segundo a pesquisa Índice Geral de Qualidade de Governo Eletrônico, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, por meio do Centro de Estudos em Tecnologia da Informação para Governo (TecGov). A Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) patrocinou o estudo. São Carlos ficou atrás apenas da cidade de São Paulo.

O Portal do Cidadão recebeu nota 3,08. O da capital 3,58. O terceiro colocado foi São José dos Campos, com nota 2,76. Somente nove municípios tiraram nota acima de 1. Dos 645 municípios paulistas, 575 obtiveram nota abaixo de 1. Portais alternativos são mantidos por 31 municípios(.com.br) e 198 municípios não têm portais oficiais (sp.gov.br).

O período de avaliação foi entre setembro de 2006 e março de 2007 e a pontuação máxima poderia chegar a 10 pontos. Esta edição da pesquisa levou em consideração 440 variáveis sob cinco óticas: uso estratégico de tecnologia, nível de serviço, tipos de serviço, grau de relacionamento com a sociedade e governo eletrônico. Na primeira edição da pesquisa, a amostra foi de 200 cidades.

Entre as conclusões do professor Norberto Torres, coordenador do estudo, está o fato de que o poder econômico da prefeitura não interfere na qualidade do serviço, assim como não influencia na qualidade do portal o partido político do administrador. Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o grau de escolaridade implicam alguma interferência. “Os portais das cidades com maior número de analfabetos são piores”, explica o professor.
Outro fator importante levado em conta pelo estudo é a questão de usabilidade, que mede o grau de dificuldade de navegação no site. Para o coordenador, muitas prefeituras estão preocupadas apenas com a beleza do portal em detrimento da qualidade dos serviços oferecidos e a disponibilização de mecanismos que facilitem a navegação.

Para o pesquisador, a qualidade do serviço de Governo Eletrônico (e-Gov) não está necessariamente ligada ao tamanho e ao PIB per capita do município. “O nível de e-Gov depende muito mais de uma boa iniciativa local”, destaca Torres. Para ele, o exemplo está entre o município de São Paulo, o mais desenvolvido do estado, e o segundo colocado, que é São Carlos, uma cidade de porte médio do interior. A diferença entre as notas de ambos é de apenas 0,50.

Navegação
O Portal do Cidadão, implantado em 2005, possui um sistema de navegação bem simples. Ao acessar, o usuário encontra no centro uma seção de notícias, com um destaque e demais notícias produzidas pelo Departamento de Imprensa e Divulgação da Secretaria Municipal de Comunicação. Ao clicar em “Últimas Notícias”, o internauta terá acesso às notícias do dia e ao arquivo de notícias da Prefeitura.

À esquerda do portal há links para diversos serviços oferecidos, como o “SIM online”, “Ouvidoria”, “Fale com o prefeito”, entre outros. Do lado direito do Portal estão os diversos programas e eventos da Prefeitura. O Portal do Cidadão também é uma importante ferramenta de controle das contas públicas municipais, pois por meio do link “Portal da Transparência” disponibiliza informações sobre fluxo de caixa, pagamentos, repasses, recursos captados, entre outras informações.

(30/08/07)

 
 

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