» TELECENTRO PDF Imprimir E-mail

Nova unidade instalada no Tiro de Guerra.



PREFEITURA ENTREGA MAIS UM TELECENTRO DE INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS

A Prefeitura já conta com mais um Telecentro de Informações e Negócios, desta vez no Tiro de Guerra 02-035 de São Carlos. A solicitação foi feita pelo prefeito Newton Lima junto aos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Defesa, que em parceria estão coordenando o Projeto “Soldado Cidadão”. A inauguração do novo espaço aconteceu no sábado, dia 25, e fez parte das comemorações do Dia do Soldado.

Participaram da solenidade o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Pires Leal, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Fermiano, o delegado do Serviço Militar – 5ª Delegacia, Tenente João Luiz Tozzato, o chefe de Instrução do Tiro de Guerra, subtenente Joaquim Francisco Alves, o subdelegado do Trabalho, Antonio Valério Morillas Júnior, a diretora presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elisabeth Martucci, responsável pela gestão do Telecentro, além de secretários, diretores e vereadores.

O Telecentro instalado no Tiro de Guerra possui seis computadores e um servidor de rede, sendo que as máquinas foram doadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior por meio da empresa multinacional Novelis do Brasil e do Instituto Bosch, que repassou R$ 3.000,00 para aquisição do mobiliário. “Esse é primeiro Telecentro instalado em comandos militares em todo o País, já que as demais unidades foram montadas em quartéis. O objetivo é capacitar os soldados e prepará-los para o mercado de trabalho, e isso somente será possível porque a Prefeitura está nos dando todo o apoio”, disse o subtenente Joaquim Francisco Alves.

Elisabeth Martucci vê no novo Telecentro “mais uma contribuição ao Programa Inclusão Digital, inserido em suas políticas públicas pelo Governo Participativo de São Carlos desde 2001” e destaca que hoje são atendidos cerca de 500 alunos por semestre nos Telecentros. “Com a implantação dessa unidade no Tiro de Guerra vamos oferecer mais vagas e com isso possibilitar que mais pessoas tenham acesso às novas tecnologias de informação e comunicação. O nosso trabalho está em expansão e também está sendo reconhecido nacionalmente, tanto que o prefeito Newton Lima já recebeu do governo federal o diploma de prefeito que mais contribuiu no processo de concepção e expansão do Programa de Inclusão Digital”, finalizou.

Newton Lima enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na popularização do uso do computador. “Os Telecentros são reconhecidos como um dos mais importantes elementos de inclusão digital. Além da possibilidade de acesso e utilização plena das tecnologias de comunicação e informação, eles se caracterizam pela capacidade de articular o desenvolvimento econômico no ambiente onde está inserido, potencializando o exercício efetivo da cidadania na era digital”, afirmou.

Newton Lima fez questão de convidar o atirador Guilherme Azinari, comandante da tropa e futuro usuário da unidade, para o descerramento da placa de inauguração do Telecentro, e o subdelegado do Trabalho de São Carlos, Antonio Valério Morillas Júnior, que na ocasião anunciou o repasse de mais 10 computadores que também serão instalados no Telecentro do Tiro de Guerra.

“A empresa que não cumpre a legislação trabalhista acaba gerando um dano coletivo social. Essa empresa é chamada ao Ministério do Trabalho, e uma forma de reparar o dano causado é doando bens para projetos sociais. Como em São Carlos a Prefeitura tem um trabalho grande voltado para a área social, elegemos alguns projetos e estamos fazendo o repasse de equipamentos. As entidades filantrópicas também já receberam doações. É bom lembrar que todo o equipamento repassado pela a empresa que infringiu a lei é novo, comprado especialmente para o pagamento da dívida”, explicou Morillas.

O Telecentro do Tiro de Guerra vai oferecer cursos de informática para os atiradores e dependendo da demanda também poderão ser abertas novas turmas para atender a comunidade da região. Os professores, apostilas e demais materiais necessários serão de responsabilidade da FESC.

Postos de Inclusão Digital
O Telecentro de Informação e Negócios é um espaço com vários computadores interligados em rede local e conectados à internet com a orientação de monitores capacitados para atender as demandas de seus usuários. É um ambiente voltado para a oferta de cursos, treinamentos, informações, serviços e oportunidades de negócios, visando o fortalecimento da microempresa e empresa de pequeno porte.

Este é o 4º Telecentro instalado em São Carlos. Em 2004, a Prefeitura instalou o seu primeiro Telecentro no Campus 1 da FESC, em 2005 entregou mais dois, um no Distrito de Água Vermelha e outro na Estação Cultura. Todos esses Telecentros fazem parte do Programa de Inclusão Digital do município, que além dos Telecentros tem mais 14 postos, sendo 9 nas Escolas do Futuro, já que no Caic foram montados dois postos, um no centro comunitário do bairro Cidade Aracy, um no distrito de Santa Eudóxia, um na Biblioteca Pública Municipal “Amadeu Amaral”, um no Campus 2 da FESC e outro dentro do projeto InClube, que é coordenado pela Cáritas Paroquial de São Nicolau de Flüe.

(27/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos