» DEFESA CIVIL REGISTRA UMIDADE RELATIVA DO AR EM 10% PDF Imprimir E-mail


A Defesa Civil de São Carlos registrou na tarde desta sexta, dia 24, um dos mais baixos índices de umidade relativa do ar. Às 15h, a cidade registrou 10%, índice considerado como estado de emergência. Neste sábado, dia 25, serão contabilizados 30 dias sem chuva. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Danilo de Almeida, a sexta-feira começou com a umidade do ar em níveis preocupantes. Às 8h a medição apontava para 24%. Ao meio-dia a umidade caiu para 17%. Três horas depois chegou ao ponto que acendeu o sinal de alerta.

As temperaturas chegaram a 29º e a meteorologia não prevê chuva para o fim de semana. Conforme boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, uma grande massa de ar seco predomina sobre grande parte do país, mantendo o tempo seco e estável. Em São Paulo esse sistema provoca dias de sol e temperaturas elevadas para a época do ano no período da tarde em especial.

Dessa forma alerta-se para os baixos índices de umidade relativa do ar que devem ficar abaixo de 25% em grande parte das regiões paulistas no período da tarde, principalmente no interior. A situação é mais grave no oeste e norte do Estado, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20%.

Estas condições também dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas. Apenas no início da próxima semana é que a propagação de uma frente fria pelo oceano traz um pouco de alívio, já que apesar de não mudar o tempo no interior serve para aumentar um pouco a umidade e amenizar as temperaturas.

“Nunca é demais lembrar para as pessoas evitarem exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol”, observa o coordenador da Defesa Civil de São Carlos.

(24/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos