» ENCONTRO DE HIP-HOP NESTE SÁBADO NO JARDIM PAULISTANO PDF Imprimir E-mail





Acontece neste sábado, dia 25, das 14h às 21h, na esquina das ruas Juliano Parollo e Thomaz Mazziero (em frente à Escola Ludgero Braga), no bairro Jardim Paulistano, o II Encontro das Oficinas de Hip-Hop do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira, vinculado ao Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos. O Encontro começa com a elaboração de um grafite no pátio da escola Ludgero Braga e tem continuidade com as oficinas abertas de discotecagem, rap, break, grafite e apresentações musicais. No final do dia acontece a apresentação de grupos de Hip-Hop da cidade: Resgate Social, Alto Criminoso, Ideologia Cristã e Zero 16.

As oficinas, programadas para ocorrer semestralmente, também são intercaladas com eventos de Hip-Hop na cidade. Os encontros, onde os jovens integrantes do movimento interagem com os alunos das oficinas, são realizados em locais públicos, escolhidos pelos participantes, com a presença dos quatros elementos: dança, DJ, rap e grafite. O I Encontro das Oficinas ocorreu em junho passado, no bairro Antenor Garcia, e contou com a presença de mais de 500 pessoas.

O evento tornou-se uma grande festa em que a comunidade se integrou plenamente com os participantes do movimento. Em novembro, mês da Consciência Negra e da comemoração dos 150 anos de São Carlos, será realizado um evento de Hip-Hop em parceria com outras entidades e a comunidade.

Centro de Cultura
Em novembro de 2006, o Departamento de Artes e Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura inaugurou o Centro de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” (rua D. Alexandrina, 844, centro), espaço destinado a uma série de atividades artísticas realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e NEAB-UFSCar. O Centro possui a sala de Africanidades, onde podem ser conferidas exposições temáticas, a sala de Hip-Hop e outros espaços, como a sala de dança, auditório e sala do audiovisual. Diversas oficinas são oferecidas gratuitamente destinadas a crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos.

As oficinas de Hip-Hop são gratuitas e destinadas a crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos. As aulas são ministradas por integrantes do movimento na cidade, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira. O novo espaço cultural foi concebido com a proposta de reunir os mais diversos segmentos artísticos e culturais e também propor um local para encontros, exposições e oficinas.

A sala do Hip-Hop é totalmente equipada e, além de sediar as oficinas de Hip-Hop, também abre espaço para os grupos da cidade, com agendamento antecipado. As atividades desenvolvidas na área de Hip-Hop vêm ao encontro das solicitações dos integrantes de grupos da cidade, que há tempos reivindicavam um espaço para a prática de atividades culturais.

(24/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos