» CONJUVE PDF Imprimir E-mail

Ciclo de debates discutiu Juventude e Diversidade.



I CICLO DE DEBATES CONTINUA EM SETEMBRO

O Conselho Municipal da Juventude (Conjuve) e a Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude iniciaram na terça, dia 21, o Ciclo de Debates “Juventude e Cidadania”. Com o tema Juventude e Diversidade, o primeiro debate contou com a participação dos palestrantes Danilo Moraes, vice-presidente do Instituto Plural, e Silvia Helena Seixas Alves, do Conselho Tutelar de Ribeirão Preto.

Participaram do evento a secretária municipal de Infância e Juventude, Rosilene Mendes dos Santos, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Padre Agnaldo Soares de Lima, o presidente do Conjuve, Rafael Gustavo de Souza, a 1ª vice-presidente, Karine Itman Monteiro, demais membros da diretoria, representantes de outros órgãos municipais que atendem crianças e adolescentes e jovens de escolas públicas.

O presidente do Conjuve abriu oficialmente o evento explicando que o objetivo dos debates é discutir com a juventude são-carlense os temas ligados aos direitos e à cidadania e fazer uma preparação para a Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, que será realizada no próximo mês de outubro. “Precisamos começar a discutir as diretrizes que a juventude de São Carlos espera das políticas públicas municipais, estaduais e nacional. Também vamos eleger durante a Conferência Municipal os delegados que irão representar a cidade na Conferência Nacional da Juventude, em março de 2008”, disse.

“O I Ciclo de Debates servirá de instrumento catalisador dos desejos, anseios, opiniões e necessidade dos jovens na construção de novas políticas públicas. Além disso, visa estimular a expressão, a troca e a descentralização de informações e promover a interação que possibilite a construção de uma relação de respeito e solidariedade às diversidades culturais, religiosas e raciais, às diversidades de hábitos e gostos, às diferenças de gênero e de escolaridade. Porque os jovens não são iguais”, ressaltou Rosilene Mendes dos Santos.

A secretária lembrou que a Prefeitura irá realizar o Orçamento Participativo da Juventude e convidou todos para que participem das reuniões para fortalecer o debate. “Esperamos a participação em massa dos jovens porque política pública para a juventude tem que ser decidida com a juventude”.

Palestras
Danilo Moraes, vice-presidente do Instituto Plural, organização não governamental (ONG), abriu os trabalhos da noite falando de diversidade. “Precisamos considerar as diferenças e ouvir os jovens, criando mecanismos efetivos de participação. A juventude é uma etapa crucial para o desenvolvimento da capacidade crítica do indivíduo, pré-requisito fundamental para uma sociedade solidária e menos desigual. Por isso defendemos que as políticas públicas para os jovens devem contemplar a diversidade. O reconhecimento das diferenças é um instrumento para combater a desigualdade”, disse.

Já Silvia Helena Seixas Alves, do Conselho Tutelar de Ribeirão Preto, segunda palestrante da noite, falou sobre o papel da educação na vida profissional e no dia-a-dia da população juvenil. “Hoje temos muitos jovens que estão no primeiro ano do ensino médio e não estão alfabetizados. Precisamos discutir de que forma a escola precisa se preparar para que o jovem negro seja inserido em todo o contexto, como os professores precisam ser preparados para que os jovens tenham identidade e também possam se identificar com a escola. A juventude negra é pelos dados apresentados aquela que mais deveria merecer atenção das políticas públicas, por isso fico muito feliz de ter sido convidada pela Prefeitura de São Carlos pela segunda vez para participar desse debate”, afirmou.

O I Ciclo de Debates continua no próximo dia 4 de setembro, quando será abordado o tema Juventude e Violência. No dia 18 de setembro, será Juventude, Geração de Emprego e Renda e Meio Ambiente e no dia 2 de outubro, Juventude, Direitos e Deveres. Todos os encontros serão realizados no Espaço Cultural e Esportivo Salesianos São Carlos (rua Padre Teixeira, 3.649, Vila Nery), no período das 19h30 às 22h.

(22/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos