» EMPRESA INICIA CONCRETAGEM DE REATORES DA ETE PDF Imprimir E-mail


O consórcio Delta Araguaia, contratado via licitação pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), iniciou a operação de concretagem dos quatro reatores UASB, que englobam o projeto técnico operacional da futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho. “Para compreender a magnitude desta obra, o processo de concretagem da laje da tampa de um reator envolve a frota de 16 caminhões, que não podem parar o transporte de cimento até sua conclusão”, explica o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

Elaborado em etapas, a primeira fase do tratamento determina um conjunto de ações que permite a remoção de 90% de DBO dos esgotos brutos e a produção de um efluente tratado com concentração de oxigênio dissolvido no mínimo em 7 mg/l. Em seguida, o esgoto passaria pelos reatores UASBs, flotação por ar difuso e uma pós-aeração. O lodo flotado seria continuamente recirculado para a entrada dos tanques de aeração e o material excedente seria enviado para desidratação. O sistema de desinfecção seria introduzido entre a flotação e a pós-aeração.

Cada módulo será formado por um reator UASB, um tanque de aeração, um floculador e um flotador. Prevista para ser inaugurada no dia 4 de novembro, esta estação custará cerca de R$ 47 milhões e tratará 100% do esgoto gerado no município. “O grande benefício desta ETE é o resgate de uma dívida ecológica de 150 anos, em que a população ganhará um parque ambiental e a reativação de três cachoeiras”, enfatiza Cotrim.

(22/08/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos