» FESTA NIPO-BRASILEIRA PDF Imprimir E-mail

Decorada com elementos da cultura japonesa, a Praça do Mercado foi palco da “Festa das Nações: a contribuição nipo-brasileira”, que reuniu milhares de pessoas nos três dias de festa. O público pôde conhecer o artesanato típico, saborear pratos tradicionais da cultura japonesa, além de acompanhar apresentações de música, dança e artes marciais, entre outras. O evento foi organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação São Carlos Presente e Futuro e faz parte das comemorações dos 150 anos do município.






CULTURA JAPONESA FOI A HOMENAGEADA DA FESTA DAS NAÇÕES

Milhares de pessoas, em cada um dos três dias do final da semana, estiveram na Praça do Mercado (Praça “Maria Apparecida Resitano”) para participar da “Festa das Nações: a contribuição nipo-brasileira”, um dos eventos comemorativos dos 150 anos da cidade. A festa foi organizada pela Prefeitura em parceria com a Associação São Carlos Presente e Futuro, ao lado da comunidade japonesa são-carlense e sua descendência.

Na praça, junto à Avenida São Carlos, foi montado um tori, o portal simbólico dos templos xintoístas. Vasos com cerejeiras em flor – resultado de um paciente artesanato –, lanternas japonesas coloridas, bambus e flâmulas contribuíram para criar um clima oriental que encantou o público.

Pouco antes do encerramento da festa, na noite de domingo, com a realização da dança Bon Odori (que exprime respeito pelos ancestrais, alegria e paz), durante a qual o público também dançou em frente ao palco, o prefeito Newton Lima fez um pronunciamento destacando a importância da contribuição de imigrantes japoneses e familiares para o desenvolvimento de São Carlos.

O público pôde adquirir peças de artesanato típico, saboreou grande variedade de comidas japonesas e vibrou com as diversas atrações culturais, que incluíram shows dos cantores Nobuhiro Hirata e Karen Ito, apresentações de artes marciais, tambores, música, canto coral, karaokê, dança, desfile de trajes típicos e até uma barraca onde se ensinava a fazer origami (dobradura japonesa).

Cultura japonesa
A homenagem à cultura japonesa neste mês de agosto emocionou membros da comunidade nipo-brasileira. Neusa Kurimori Tachibana, por exemplo, após participar da cerimônia do chá realizada na abertura da exposição “O Olhar Oriental”, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, comentou que nunca havia se sentido “tão japonesa”.

As atividades do mês da cultura japonesa continuam no dia 18, das 14h às 17h30, quando será realizada no Campus 1 da FESC a oficina de sumiê ministrada por Rodrigo Dantas. Há 30 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 3372-1325. De 22 de agosto a 16 de setembro, na Estação Cultura (plataforma da Estação Ferroviária), estará aberta à visitação pública a mostra de painéis “A Presença Japonesa em São Carlos”.

Na sexta, sábado e domingo, dias 24, 25 e 26, sempre a partir das 19h30, o CineSesc exibirá o filme “O Samurai do Entardecer” (Japão, 2002, direção de Yôji Yamada). No dia 25, no Ginásio de Santa Felícia, será realizada oficina de pipas, exposição e demonstrações de seu uso, atividades coordenadas por Ken Yamazato. Há 75 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo fone 3373-2700 com Juliana Pereira. No dia 26, no Parque do Kartódromo, haverá revoada de pipas, além de atrações culturais com os grupos Taikô Yamabuki (de Suzano, SP) e Tomo No Kai (de São Carlos), recreação e demonstrações de jogo de beisebol.

(13/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos