» BABILÔNIA: CAMPANHA CONTRA O FOGO SERÁ INTENSIFICADA PDF Imprimir E-mail

Com o objetivo de evitar incêndios no trajeto de destino ao Santuário da Aparecidinha da Babilônia, os integrantes da Campanha São Carlos contra o Fogo, organizada pela Prefeitura com a participação de diversos órgãos, vão intensificar a campanha de distribuição de panfletos nesta terça e quarta, dias 14 e 15, quando acontecem as peregrinações de centenas de fiéis.

Segundo o assessor da campanha, Saulo Corrêa Machado, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, este é o segundo ano em que a ação será realizada. Em 2006, a distribuição de 2.500 panfletos surtiu efeito. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não registraram nenhuma ocorrência de incêndio nos quilômetros que separam a cidade do santuário. “Os incêndios acontecem porque alguns fiéis fazem a caminhada com velas acesas, outros fumam e atiram a bituca do cigarro em pastagens. E o mato seco, típico nessa época, é uma combinação perfeita para que haja o sinistro”, confessa.

Saulo lembrou que provocar incêndio é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Existe uma pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. Se o crime for culposo (sem intenção da prática), a pena é de detenção de seis meses a um ano e o infrator é multado pelo ato. “Com essa orientação esperamos obter o mesmo sucesso de 2006”, espera. A Campanha São Carlos contra o Fogo é uma ação conjunta desenvolvida por diversas entidades, públicas e privadas, que tem por finalidade diminuir significativamente as ocorrências de queimadas em terrenos baldios, áreas de córregos e beira de rodovias através de ação preventiva.

Além da campanha específica para esses dois dias, Saulo pede para a população continuar fazendo denúncias, principalmente quando o cidadão é flagrado ateando fogo, pois apagar o incêndio soluciona apenas uma parte do problema. “O mais importante é conscientizar para evitar novas ocorrências. Sempre que ocorrer uma queimada, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros (193), para a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (3371-7238) ou para a Defesa Civil (199)”, conclui.



(13/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos