» CAMPANHA CONTRA A RAIVA PRETENDE VACINAR 39.200 ANIMAIS PDF Imprimir E-mail



Com o objetivo de definir as estratégias de ação e acertar os preparativos para a campanha de vacinação anti-rábica 2007, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião para determinar as atribuições da parceria que envolve também a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a Unicastelo (Descalvado) e as entidades de proteção animal, Arca de São Francisco e União Internacional Protetora dos Animais (UIPA).

Participaram da reunião os secretários municipais Arthur Pereira (Saúde), Sérgio Dutra (Agricultura e Abastecimento), a presidente da UIPA vereadora Laíde das Graças Simões, a diretora do Departamento de Proteção Animal, Renata Grotta, o chefe da Seção de Zoonoses, Guilherme Marrara, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Edél Zóia, e a diretora do Departamento de Atenção Básica, Marilda Siriani de Oliveira.

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal será realizada nos dias 15 e 16 de setembro, em 38 postos fixos da área urbana de São Carlos. O objetivo é vacinar neste ano 28 mil cães e 11.200 gatos. São Carlos já recebeu da Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Araraquara 40 mil doses de vacina anti-rábica. Nas chácaras e fazendas da área rural, a campanha será realizada de 20 a 24 de agosto, sempre a partir das 7h30 da manhã, quando as equipes da Vigilância Epidemiológica, por meio de postos volantes, pretendem vacinar cerca de 1.000 animais além de imunizar também as crianças de 0 a 5 anos com a segunda dose da vacina contra a poliomielite.

Cerca de 250 pessoas estarão trabalhando na campanha, entre funcionários da Prefeitura, voluntários da Arca e da UIPA, estudantes de veterinária da Unicastelo e atiradores do Tiro de Guerra. Vale lembrar que ao se dirigir aos postos de vacinação todos os animais devem estar com guia e coleira e os mais bravos com focinheira. É importante reforçar que todos devem ser vacinados, mesmo os que só ficam dentro de casa. E não somente os cães, os gatos também devem receber a anti-rábica.

No ano passado, a campanha fez também a identificação eletrônica dos animais como forma de controle populacional e posse responsável. Os 38 pontos de vacinação da área urbana estarão distribuídos em diversos bairros da cidade em padarias, praças, Unidades Básicas de Saúde, igrejas, Unidades de Saúde da Família, centros comunitários, clubes, ginásios, supermercados, escolas municipais e estaduais, entre outras entidades, com vacinação nos dias 15 e 16 de setembro das 9h às 17h.

Controle populacional
A vereadora Laíde das Graças Simões lembra que tanto a UIPA quanto a Arca de São Francisco sempre têm colaborado na campanha de vacinação anti-rábica com o trabalho de voluntários auxiliando na aplicação da vacina quando necessário. “Nesse ano pretendemos atuar mais na parte de conscientização da posse responsável, dos cuidados com os animais e da importância da castração. A nossa luta pelo controle populacional de animais domésticos tem apresentado resultados positivos”, explica Laíde.

Ela lembra ainda que é importante que a população participe levando o seu animal de estimação, porque desde o ano passado já não é mais permitida a entrega das doses para vacinação em domicílio. “Nós como ONG também queremos ajudar nesse sentido, quando necessário vamos até as residências para atender as pessoas idosas e que têm muitos animais em casa”, finaliza Laíde. Sérgio Dutra explica que o Departamento de Proteção Animal e toda a secretaria estarão somando esforços com a Saúde para “aprimorar a integração e permitir que a cobertura vacinal seja satisfatória e aumente gradativamente no município”.

O secretário municipal de Saúde reforça que a campanha é de fundamental importância porque está sendo desenvolvida em parceria, com produção conjunta, levando em consideração o problema de saúde pública e dentro da característica do Governo Participativo: o trabalho com intersetoralidade e envolvimento de outras instituições. “Conclamo todos os cidadãos para que levem os seus animais para serem vacinados, não só os cachorros como os gatos também”, pede Arthur Pereira.



(13/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos