» HOMENAGEM PDF Imprimir E-mail

Parque leva o nome do músico Pardinho.




INAUGURAÇÃO DO PARQUE ANTONIO HENRIQUE DE LIMA “PARDINHO” SERÁ NA TERÇA

Nesta terça, dia 14, às 19h, a Prefeitura irá promover uma grande festa, com apresentação de várias duplas sertanejas, para inaugurar o Parque Antonio Henrique de Lima “Pardinho”. A denominação do parque se deu por meio da Lei Municipal nº 13.614, de 7 de julho de 2005, de autoria do vereador Lineu Navarro. “Escolhemos o dia 14 porque é a data que Pardinho completaria 75 anos. É um orgulho para nossa cidade, que comemora o seu sesquicentenário, homenagear esse músico, referência para a música raiz e para música caipira paulista”, explica a diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri.

Localizado numa das regiões mais bonitas da cidade, no começo da serrinha do Aracy, no Jardim Monte Carlo, o Parque Antonio Henrique de Lima “Pardinho” foi urbanizado dentro do projeto Habitar Brasil/BID, que investiu mais de R$ 9 milhões na reurbanização total dos bairros Jardins Monte Carlo e Gonzaga. “A Prefeitura renovou a iluminação, instalou mesas e bancos para descanso, executou a manutenção das áreas verdes com corte da vegetação rasteira e desenvolveu um projeto paisagístico no local com o plantio de árvores feito pela Divisão de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos”, destaca o diretor do Departamento de Serviços Públicos da Prefeitura, Ângelo Roberto Fabrício.

Para o show de inauguração, que homenageia Pardinho, 13 duplas de viola de São Carlos foram convidadas e vão apresentar o repertório escolhido pelo filho de Pardinho, Carlos Henrique. “São as músicas mais significativas da carreira do meu pai e todos vão lembrar, pois muitas delas estão em nossa memória, seja pelo sucesso que fizeram ou pelas regravações que tiveram”, adianta. O público poderá também apreciar uma exposição de objetos pessoais do Pardinho (troféus, capas de disco, violão, etc.), com exibição de filmes, a presença de sua esposa e seus filhos e, ao final, a apresentação de Mazinho Quevedo e Carlos Henrique de Lima (filho do Pardinho).

O show contará com a participação das seguintes duplas: Jamil e Toninho, Serra Azul e Cerejinho, Walmir e Platini, Marcelo e Renan, Renan e Rhyan, Pedro e Paulo, Joe e Jeff, Nil e Neu, Pedro e Fábio, João Carlos e Bruno, Rosangela e Paganelli, Peão Dourado e Mulato, e Kaia e Kaizer

Pardinho
Antonio Henrique de Lima, o Pardinho, nasceu em São Carlos em 14 de agosto de 1932. Começou cantando com o nome de Miranda e formou uma dupla com Zé Carreiro (da dupla Zé Carreiro e Carreirinho) em 1956, para concorrer a um concurso para violeiros lançado pela rádio Tupi. A dupla ganhou o prêmio com o cururu “Canoeiro”. A partir daí, Antonio Henrique adotou o pseudônimo de Pardinho e começou a criar seus próprios sucessos.

Em 1954, Tião Carreiro conheceu Pardinho no Circo Rapa Rapa, em Pirajuí (SP), quando Tião ainda tinha o pseudônimo de Zé Mineiro. Lá, eles cantaram pela primeira vez. Em 1956, resolveram tentar a sorte em São Paulo, onde conheceram Teddy Vieira que, ouvindo a dupla, batizou José Dias Nunes de Tião Carreiro. Em novembro de 1956, gravaram o primeiro disco juntos com destaque para as músicas “Cavaleiro do Bom Jesus” (de João Alves, Nhô Silva e Teddy Vieira) e “Boiadeiro Punho de Aço” (de Teddy Vieira e Pereira).

A dupla Tião Carreiro e Pardinho é tida com uma das principais da música sertaneja de raiz, considerados artistas de primeira linha no gênero. Encenaram também duas peças teatrais, “O Mineiro e o Italiano”, um melodrama baseado na música, e “Pai João”, o drama de um velho carreiro, e gravaram o filme “Sertão em Festa”, ambos com grande sucesso. Tião Carreiro e Pardinho chegaram a gravar quase 30 LPs, todos remasterizados em CDs, que continuam em catálago.

(10/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos