» BALONISMO PDF Imprimir E-mail

Campeonato movimentou a economia local.





REPRESENTANTES DO COMÉRCIO APROVARAM A REALIZAÇÃO DA DISPUTA

O 6º Campeonato Paulista de Balonismo, que aconteceu em São Carlos no final de semana passado, trouxe mais que um colorido diferente ao céu de São Carlos. Competidores, organizadores e empresários ligados aos setores de hotelaria e comércio afirmaram que o balonismo imprimiu a marca de um evento que traz retorno financeiro à cidade, principalmente aos hotéis, que costumeiramente vêem seus quartos esvaziados nos finais de semana e, dessa vez, tiveram ocupação significativa.

Se os são-carlenses dirigiram seus olhares para o céu, os balonistas, nos horários de folga, aproveitaram para se dirigir ao comércio e a pontos turísticos da cidade. “O entra-e-sai de competidores com sacolas foi enorme”, disse o gerente geral do hotel Quality Anacã, Thiago Villani. Villani confirma que o estabelecimento atingiu a capacidade máxima ao receber as equipes e as respectivas famílias. Ele acredita que o ponto turístico que mais chamou a atenção dos competidores-turistas foi o Museu Asas de um Sonho.

“Pela quantidade de pessoas que voltavam para o hotel com lembranças do museu, acreditamos que o local impressionou. E não poderia ser diferente, já que balão tem tudo a ver com a história da aviação”, acentuou. O gerente geral do hotel espera que o turismo local seja fomentado após a realização do campeonato, já que era visível a intenção de todos que participaram do torneio em voltar para conhecer novos pontos da cidade.

Adilson Manuel da Silva, responsável pela gerência do Hotel Íbis, também fez um balanço positivo do campeonato de balonismo. “Os finais de semana são atípicos para o hotel. Dessa vez foi diferente, pois a movimentação, que costuma cair no início de cada mês, cresceu 30%”, comemora.

O diretor de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo, confirma que São Carlos vai se empenhar para trazer eventos que sejam inéditos na cidade e que atraiam não só o são-carlense, mas pessoas de outras cidades. “No balonismo, familiares dos pilotos e os apaixonados pelo esporte se hospedaram na cidade e geraram economia, portanto acreditamos que os R$ 50 mil investidos se multiplicaram na circulação de dinheiro novo no mercado”, sublinhou.

O gerente do Shopping Iguatemi classificou o evento como um belo presente para a comemoração do sesquicentenário de São Carlos. “Ao mesmo tempo, acreditamos que o município se credencia a receber outros eventos de alto nível, como é o caso do balonismo”, relatou Aléssio Bergonzi.

Pilotos
O Campeonato contou com a participação de 25 equipes, sendo 22 competidores e três balonistas que serviam de apoio. Durante os quatro dias em que participaram da disputa, as opiniões foram unânimes. “A geografia e a paisagem da cidade encheram os olhos da equipe. Que bom seria a vinda de mais um campeonato para a cidade”, exclamou Rubens Kalousdian, o Rubão, que carrega um currículo invejável.

Ele é hexacampeão brasileiro, o mais bem colocado do Brasil no mundial de 2006, em 11º lugar e o 16º colocado, entre 65 competidores, na última competição da qual participou, ocorrida em novembro do ano passado no Japão. Rubão foi o vencedor do campeonato de São Carlos e como prêmio levou R$ 1 mil e uma tonelada de gás propano, utilizado como combustível pelos balões. “Tenho quilômetros e mais quilômetros de vôo e posso afirmar que não existe cidade perfeita para voar, mas São Carlos tem um relevo muito bonito. Valeu a pena competir aqui”, acrescentou.

O diretor da prova, Leonel Britez, também elogiou a geografia da cidade e observou que São Carlos tem plenas condições de receber o Campeonato Brasileiro, em 2008. “E quem sabe, no futuro, possamos contribuir para a realização do Campeonato Sul-Americano”, acrescentou. Outros pilotos fizeram questão de lembrar do calor humano transmitido durante o Nigth Glow, em que as chamas dos maçaricos dos balões deram um colorido diferente ao Estádio do Luisão. Capaz de receber sete mil espectadores, que costumeiramente curtem futebol, o público viu a bola ser, literalmente, colocada para escanteio.

Os balões é que imperaram na noite do sábado, dia 3, e trouxeram para o estádio e as ruas ao seu redor aproximadamente 15 mil pessoas. “Parecia final de campeonato. Esse povo vibrando foi demais. Os são-carlenses estão de parabéns pelas demonstrações de incentivo, e hoje essa cidade se tornou mais uma integrante da família do balonismo”, ressaltou Lupércio Lima.

“A presença dos balões em São Carlos foi mais um presente para as comemorações dos 150 anos do município e a retribuição veio através da alegria de todos que vieram ao estádio presenciar o desfile de cores e luzes”, exemplificou o prefeito Newton Lima. O retorno do público foi acima do esperado. Vamos articular novas parcerias para voltar à cidade trazendo novos campeonatos”, frisou o presidente da Federação Paulista de Balonismo, Celso Marcantonio.

Os bons ventos que sopraram sobre São Carlos durante o campeonato contribuíram para incrementar o céu com uma paisagem diferente. A correria do cotidiano sofreu uma pausa e os olhares se voltaram para uma espiada que se transformou em contemplação, afinal muitas pessoas jamais viram tantos balões voando em uma única direção. “Eu achei legal, uma novidade. A cidade parou e todos ficaram olhando esse colorido maravilhoso dos balões. É algo interessante para o povo ver”, confessou o serviços gerais Josivaldo Pereira do Santos. O gerente Mário Wakyzaka completou: “Foi muito bonita a apresentação dos balões. É diferente para quem não está acostumado a ver balões sobrevoando a cidade”.

Exposição
Até domingo, dia 12, o Shopping Iguatemi exibe fotos das aventuras dos balonistas. Na mostra, o público pode apreciar mais de perto essa aventura que rasga o céu e encanta as pessoas, especialmente as crianças com o colorido e a “dança” dos balões. São fotos de interação com os espectadores durante a preparação das competições, com a natureza e com alguns mecanismos do pouso e decolagem dos balões. A exposição acontece na loja 54 do shopping, que funciona no domingo das 12h às 22h. A entrada é gratuita.

Mais fotos

(10/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos