» FESTA DAS NAÇÕES NIPO-BRASILEIRA PDF Imprimir E-mail


Depois das homenagens às comunidades árabe e luso-brasileira, a Festa das Nações deste mês celebra as tradições da comunidade nipo-brasileira. A abertura será nesta sexta, dia 10, e as atividades prosseguem até domingo, dia 12. O público poderá apreciar shows de música japonesa, de artes marciais e de dança, além de degustar diversas comidas típicas. Organizada pela Prefeitura em parceria com a Associação Presente e Futuro, a Festa das Nações integra as comemorações do Sesquicentenário.

SHOW MUSICAL ABRE A FESTA DAS NAÇÕES

Será aberta nesta sexta, dia 10, às 19h, na Praça do Mercado (Praça “Maria Apparecida Resitano”), a “Festa das Nações: a contribuição nipo-brasileira”, organizada pela Prefeitura em parceria com a Associação Presente e Futuro dentro da programação comemorativa dos 150 anos da cidade. A festa continua até a noite de domingo. A atividade cultural da noite de sexta será a apresentação do cantor Nobuhiro Hirata, o grande campeão do 22º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, realizado em Campo Grande (MS) entre os dias 20 e 22 de julho último. Apontado como um dos melhores cantores de música japonesa da atualidade, ele já conquistou o título em anos anteriores.

Na noite de abertura, as barracas de alimentação e artesanato típicos funcionam até as 22h. No sábado e domingo, das 16h às 22h. Nas barracas de comida o público poderá degustar, entre outros pratos orientais característicos, yakisoba, tofu, sushi, dorayaki, tempurá, guiosá, missoshiro, monju, moti, oika e caipirinha de saquê.

No sábado, as atrações culturais são o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que executa coreografias tocando tambores típicos de Okinawa, mostras de artes marciais e show da cantora Karen Ito, que aos 13 anos de idade foi campeã do 1º Concurso Nacional de Karaokê e em seguida venceu o concurso “Nihon Amatiya Kayo Sai” no Brasil, indo representar o país no Japão, onde obteve o título de melhor intérprete estrangeira. Desde então fez shows por todo o Brasil e em 1989 conheceu a coreana Kim Yonja (cantora profissional no Japão), que viera fazer uma apresentação em São Paulo. Karen foi convidada por ela para estudar música no Japão. Lá, participou de shows e conheceu o famoso compositor Gen Tetsuya, que compôs as músicas “Tokyo Namorado” e “Eki”, gravadas por Karen em seu primeiro disco profissional, lançado em 1991.

No domingo, haverá novas apresentações de artes marciais, canto coral, desfile de vestes tradicionais, danças, karaokê e encerramento com Bon Odori (dança tradicional que expressa alegria e paz).

Outras atividades
As atividades do mês dedicado à cultura japonesa continuam no dia 18, das 14h às 17h30, quando será realizada no Campus 1 da FESC a oficina de sumiê ministrada por Rodrigo Dantas. Há 30 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 3372-1325. De 22 de agosto a 16 de setembro, na Estação Cultura (plataforma da Estação Ferroviária), estará aberta à visitação pública a mostra de painéis “A Presença Japonesa em São Carlos”. Na sexta, sábado e domingo (dias 24, 25 e 26), sempre a partir das 19h30, o CineSesc exibirá o filme “O Samurai do Entardecer” (Japão, 2002, direção de Yôji Yamada).

No dia 25, no Ginásio de Santa Felícia, será realizada oficina de pipas, exposição e demonstrações de seu uso, atividades coordenadas por Ken Yamazato. Há 75 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo fone 3373-2700 com Juliana Pereira. No dia 26, no Parque do Kartódromo, haverá revoada de pipas, além de atrações culturais com os grupos Taikô Yamabuki (de Suzano, SP) e Tomo No Kai (de São Carlos), recreação e demonstrações de jogo de beisebol.

(09/08/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos