» CAMPEONATO BALONISMO PDF Imprimir E-mail

Comemorando o Sesquicentenário de São Carlos, o Campeonato Paulista de Balonismo coloriu o céu da cidade nos últimos dias. O evento contou com a participação de 25 equipes. Além dos vôos competitivos que aconteciam duas vezes ao dia, o público também pôde apreciar o Night Glow, um espetáculo de luzes proporcionado pelos balões no Estádio do Luizão. Aproximadamente 15 mil pessoas acompanharam a apresentação. Hexacampeão brasileiro, o balonista Rubens Kalousdian foi o campeão da etapa paulista.



CAMPEONATO DE BALONISMO ENCANTOU POPULAÇÃO

O Campeonato Paulista de Balonismo terminou no domingo, dia 5, em São Carlos, com um vôo competitivo pela manhã. Na parte da tarde, os pilotos fizeram o último vôo livre na cidade. O campeonato fez parte das comemorações dos 150 anos de São Carlos, organizadas pela Prefeitura. O evento, que reuniu 25 equipes de balonismo, durou de quinta a domingo, com pelo menos dois vôos competitivos por dia, além da exibição noturna dos balões no estádio do Luizão no sábado à noite, que teve um público de aproximadamente 15 mil pessoas.

O campeão paulista de balonismo 2007 foi Rubens Kalousdian. Conhecido como Rubão, ele é hexacampeão brasileiro, o mais bem colocado do Brasil no mundial de 2006, em 11º lugar e o 16º colocado, entre 65 competidores, na última competição da qual participou, ocorrida em novembro do ano passado no Japão. Rubão ostenta ainda a honraria de ter sido o primeiro piloto brasileiro a receber uma medalha da Federação Aeronáutica Internacional (FAI). “Não existe cidade perfeita para voar, mas São Carlos tem um relevo muito bonito”, comentou Rubão. “O mais importante é não ter fios de alta tensão, São Carlos só tem fios na região sul”, destacou, lembrando também que a cidade teve muita sorte pelos quatro dias sem chuvas e com um clima agradável.

Luiz Silvestre e Lupércio Lima foram os segundo e terceiro colocados, respectivamente. Rubão fez 15.712 pontos, o segundo lugar 15.252 e o terceiro 14.528. A premiação foi uma tonelada de gás propano para o primeiro lugar e 500 quilos para o segundo. Para o prefeito Newton Lima, o Campeonato Paulista de Balonismo superou todas as expectativas. “Tínhamos uma idéia da beleza que os balões iriam proporcionar para o povo de nossa cidade, mas foi melhor do que esperávamos”, salientou. “Um exemplo foi a quantidade de pessoas que foi até o Luizão no sábado”, observou.

Segundo o prefeito, a cidade está pronta para receber o campeonato brasileiro ou até sul-americano de balonismo. “Trabalhamos muito para proporcionar a melhor organização possível e fomos muito elogiados pela Federação Paulista de Balonismo”, ressaltou. Para o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emiliano Azevedo, o balonismo demonstrou sua força ao agradar o mais variado público. “O resultado do empenho da Prefeitura pode ser sentido nas pessoas, só recebemos elogios”, comentou. O diretor de Turismo destacou ainda o agradecimento da Federação Paulista de Balonismo e do diretor da prova, Leonel Britez, pelo esforço da Prefeitura em proporcionar o melhor ambiente para os competidores.

Um dos balões da competição voou com a logomarca da Prefeitura e dos 150 anos de São Carlos. “O Sesquicentenário de São Carlos merece essa festa”, lembrou o prefeito Newton Lima. Segundo ele, a preocupação com o ano em que São Carlos comemora 150 anos começou em novembro de 2006, quando uma comissão de festejos foi montada com o objetivo de realizar diversos eventos em homenagem à cidade. “Essa é uma data muito importante para qualquer município e por isso nós estamos realizando um calendário com várias atrações”, finalizou.

Nigth Glow
O espetáculo de luzes que os balões proporcionaram no sábado agradou um público de pelo menos 15 mil pessoas. O estádio ficou completamente tomado de pessoas, que lotaram as arquibancadas, corredores e escadas. Um grande número de pessoas acompanhou o evento do lado de fora. Assim que os balões começavam a ser inflados, o público vibrava. Todos eles ficaram amarrados às caminhonetes, subindo e descendo. Os holofotes do estádio foram apagados e o local ficou iluminado apenas com a luz dos maçaricos.

Veja mais fotos do campeonato.

(06/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos