» COMEÇAM AS HOMENAGENS À COMUNIDADE NIPO-BRASILEIRA PDF Imprimir E-mail

Fernando Shimada Fávero da Silva é neto de japoneses e fez questão de participar da oficina.
Na manhã de sábado, dia 4, foi iniciada a oficina de origami (dobradura em papel), a primeira atividade da programação do mês de agosto organizada pela Prefeitura em parceria com a Associação São Carlos Presente e Futuro para homenagear a comunidade nipo-brasileira pela participação na formação e desenvolvimento são-carlense e comemorar os 150 anos da cidade. Entre os cerca de vinte participantes, Fernando Shimada Fávero da Silva, de 10 anos, neto de japoneses, comentou que fez questão de fazer a oficina e que “é muito gostoso fazer a dobradura e ver o resultado”.

Nesta segunda, dia 6, e quinta, dia 9, com atividades baseados em origami e teatro de sombras, está começando o trabalho para envolver escolares da rede municipal em pesquisas sobre a cultura japonesa, cujos resultados serão vistos no desfile de aniversário da cidade, em 4 de novembro. Ainda na quinta, às 20h, será aberta no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” a exposição “O Olhar Oriental” e começam oficinas gratuitas de ikebana (arranjo floral) no Campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC). Outra oficina de ikebana será feita no Campus 2 da FESC a partir desta sexta.

No final de semana, dias 10, 11 e 12, na Praça do Mercado, acontece a “Festa das Nações: a contribuição nipo-brasileira”. No dia 18, das 14h às 17h30, será realizada no Campus 1 da FESC uma oficina de sumiê, ministrada por Rodrigo Dantas. Estão sendo oferecidas 30 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 3372-1325. De 22 de agosto a 16 de setembro, na Estação Cultura (plataforma da Estação Ferroviária), poderá ser vista a exposição “A Presença Japonesa em São Carlos”.

Nos dias 24, 25 e 26, sexta, sábado e domingo, a partir das 19h30, o CineSesc exibirá “O Samurai do Entardecer” (Japão, 2002, direção de Yôji Yamada). No dia 25, no Ginásio do Santa Felícia, será realizada oficina de pipas, com exposição e demonstrações de seu uso, atividades coordenadas por Ken Yamazato. Há 75 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo fone 3373-2700 com Juliana Pereira. E no dia 26, no Parque do Kartódromo, haverá revoada de pipas e atrações culturais.

(06/08/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos