» BALONISMO PDF Imprimir E-mail

O início do Campeonato Paulista de Balonismo coloriu o céu da cidade e despertou a admiração dos são-carlenses. Até o próximo domingo, dia 5, as 25 equipes participantes farão vôos competitivos. Também está programada uma carreata pelas principais ruas da cidade e o Night Glow, um espetáculo de luzes com os balões da competição postados no gramado do estádio do Luisão. A entrada é franca. O evento, que integra as comemorações do Sesquicentenário, aumentou a ocupação nos hotéis e está movimentando a economia local.



SETOR HOTELEIRO COMEMORA VINDA DO CAMPEONATO

O Campeonato Paulista de Balonismo, que começou na manhã desta quinta, dia 3, em São Carlos, e é mais um evento que comemora o sesquicentenário da cidade, tem acentuado o movimento nos hotéis. Estimativas da organização da prova mostram que mais de 150 pessoas estão envolvidas na competição, mas esse número chega a triplicar quando são contabilizados os familiares e jornalistas que cobrem o evento, segundo os gerentes de dois estabelecimentos entrevistados.

Thiago Villani é responsável pelo Quality Hotel Anacã e vice-presidente do Sindicato Patronal dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Carlos. Ele afirmou que a ocupação dos quartos atinge uma média de 40% da capacidade do hotel aos finais de semana. Com o campeonato esse número cresceu 60%. “Até domingo não temos vagas”, frisa. O gerente geral do Hotel Íbis disse que o balonismo refletiu num aumento de 30% em sua movimentação. De acordo com o gerente Adilson Manoel da Silva, desse percentual todos os hóspedes estão envolvidos direta e indiretamente na competição. “Para o hotel é muito interessante quando a cidade promove uma competição de vários dias”, observa.

O diretor de Fomento ao Turismo Emiliano Saran Azevedo acrescenta que São Carlos investiu R$ 50 mil para trazer o Campeonato Paulista de Balonismo e afirma que esse valor se reverte para a economia local. “Não é só os hotéis que vão ganhar com o campeonato, os restaurantes, o comércio e até os postos de combustível que abastecem as caminhonetes que transportam os balões terão um ganho significativo nos próximos dias, ou seja, esse dinheiro investido pelo município fica na cidade”. Emiliano também destaca que 15 pessoas de São Carlos foram contratadas pelos balonistas para trabalhar nos quatro dias de campeonato. Cada uma delas ganha R$ 200 para servir de monitores.

Competição
As competições começaram na manhã desta quinta. Às 6h30, as 25 equipes traçaram os planos de vôo ainda no auditório do hotel. Por volta das 7h20 grande parte dos balonistas partiu para a antiga estrada da Babilônia. Para encontrar um lugar em que os ventos favorecessem a partida, as equipes percorreram muitos quilômetros. Às 9h o primeiro balão partiu. Minutos depois, um desfile de cores tomou conta do céu de São Carlos.

Em uma hora os balões já estavam no centro, para admiração dos são-carlenses. “Eu achei legal, uma novidade. A cidade parou e todos ficaram olhando esse colorido maravilhoso dos balões. É algo interessante para o povo ver”, confessa o serviços gerais Josivaldo Pereira do Santos. O gerente Mário Wakyzaka aprovou o campeonato. “Foi muito bonita a apresentação dos balões. É diferente para quem não está acostumado a ver balões sobrevoando a cidade”, ressalta.

As competições prosseguem nesta sexta, dia 3, com vôos competitivos às 7h e às 16h. No sábado, dia 4, além da competição nos mesmos horários, os balonistas vão participar de uma carreata pela cidade e às 19h, no Estádio do Luisão, haverá o Nigth Glow. Os balões ficarão postados no gramado proporcionando um espetáculo de luzes e cores. A entrada é gratuita, e uma oportunidade única que deve atrair pessoas de todas as idades. Portanto, um bom programa para a família, já que até a previsão do tempo indica que não vai fazer tanto frio.

No domingo, a competição continua com vôos às 7h e às 10h. Às 16h acontece o encerramento. “A melhor equipe de todas as etapas vai ganhar uma tonelada de gás propano e o segundo colocado 500 quilos – o combustível usado para voar. Em parceria com o bureau ‘Terras Altas’ serão distribuídas hospedagens em hotéis da região”, explica Emiliano.

(02/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos