» FESTA DAS NAÇÕES PDF Imprimir E-mail

Comunidade nipo-brasileira é a próxima homenageada.



OFICINA DE ORIGAMI É A PRIMEIRA ATIVIDADE DA PROGRAMAÇÃO

Parte integrante das comemorações dos 150 anos de São Carlos, a Prefeitura dedicará o mês de agosto à cultura japonesa, promovendo diversas atividades que homenageiam a comunidade nipo-brasileira por sua participação na formação e desenvolvimento da cidade. As homenagens começam no sábado, dia 4, com a aula inicial da oficina gratuita de origami ministrada por Maria e Jorge Okada na Estação Cultura. As aulas serão em três manhãs de sábado, dias 4, 11 e 18 de agosto, das 9h às 11h. Há 15 vagas e as inscrições devem ser feitas na Estação Cultura (Praça Antônio Prado, s/nº, antiga Estação Ferroviária) ou pelo telefone 3373-2700.

Origami é a arte de dobrar papel (ori – dobrar; kami – papel). Desenvolvida desde o século X, a arte de dobraduras em papel ainda é muito popular no Japão, tendo se espalhado por várias partes do mundo nos últimos séculos. As formas obtidas com as dobraduras têm significados simbólicos e compõem várias cerimônias no Japão. O “tsuru” (o grou japonês, uma ave que lembra a cegonha) é a forma mais popular de dobradura, principalmente por ser considerada a ave símbolo da nação.

Nos dias 6 e 9, o Grupo de Origami da Universidade Aberta da Terceira Idade (Grou), da Fundação Educacional São Carlos, lembrará em escolas da rede municipal os bombardeios atômicos a Hiroshima e Nagasaki feitos há 62 anos. Com origami e teatro de sombras serão dados os primeiros passos na proposta de trabalho com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o objetivo de envolver a comunidade escolar em pesquisas sobre a cultura japonesa, cujos resultados serão apreciados no desfile de aniversário da cidade, em 4 de novembro.

No dia 9, começam as oficinas de ikebana, também gratuitas, ministradas por Maria José Gualtieri da Costa no Campus 1 da FESC (Rua São Sebastião, 2.828). São duas turmas com 15 vagas cada, uma das 8h30 às 10h30 e outra das 14h30 às 16h30, com aulas às quintas (dias 9, 16, 23 e 30). Haverá ainda uma oficina de ikebana ministrada pela mesma especialista no Campus 2 da FESC (Rua Itália, 756), nas tardes de sexta (dias 10, 17, 24 e 31), das 14h30 às 16h30. As inscrições para essas oficinas devem ser feitas pessoalmente. Ainda no dia 9, às 20 horas, será aberta no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” a exposição “O Olhar Oriental”, exibindo peças de cerâmica, sumiê, ikebana e fotografias. Uma cerimônia de chá será a atração cultural da abertura da mostra.

Festa das Nações
No final da semana, dias 10, 11 e 12, na Praça do Mercado (“Maria Apparecida Resitano”), será realizada a “Festa das Nações: a contribuição nipo-brasileira”. Haverá barracas de artesanato e alimentação típica e diversas atrações culturais, incluindo shows de Nubohiro Hirata, Karen Ito e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, além de mostras de artes marciais, coral, desfile de trajes tradicionais, danças, karaokê e encerramento com Bon Odori.

No dia 18, das 14h às 17h30, será realizada no Campus 1 da FESC a oficina de sumiê (pintura japonesa de tinta monocromática), ministrada por Rodrigo Dantas. Há 30 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 3372-1325. De 22 de agosto a 16 de setembro, na Estação Cultura (plataforma da Estação Ferroviária) estará aberta à visitação pública a mostra de painéis “A Presença Japonesa em São Carlos”.

Na sexta, sábado e domingo (dias 24, 25 e 26), sempre a partir das 19h30, o CineSesc exibirá o filme “O Samurai do Entardecer” (Japão, 2002, direção de Yôji Yamada). Nos dias 25 e 26 haverá exposição, exibição e oficina de pipas, além de atrações culturais apresentadas pelos grupos de Taikô Yamabuki (Suzano, SP), Tomo No Kai (de São Carlos) e demonstrações de jogo de beisebol.

(27/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos