» TRÂNSITO SEGURO PDF Imprimir E-mail

Em atuação desde 2003, os agentes e fiscais conhecidos como “amarelinhos” são fundamentais para o trânsito na cidade. São 28 profissionais que se revezam diariamente, no período das 6h30 às 23h, buscando educar pedestres e motoristas e promover a segurança e a fluidez no tráfego. Eles agem em todas as intervenções de trânsito para eventos festivos ou manifestações populares, auxiliam a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros sempre que necessário e também atuam na travessia de alunos na entrada e saída das escolas.



AMARELINHOS TRABALHAM NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E SEGURANÇA DE ALUNOS


Eles atuam na travessia segura na entrada e saída dos alunos das escolas localizadas em vias de grande movimentação de veículos, participam do Programa de Educação para o Trânsito Seguro (PETS) – que tem uma relação direta com o trabalho de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito, muitas vezes causados pela desobediência à sinalização ou pelo excesso de velocidade –, fiscalizam o transporte escolar, atuam diretamente em todas as intervenções de trânsito em eventos festivos ou manifestações populares, e também auxiliam a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros sempre que necessário.

Falamos dos agentes e fiscais de trânsito, popularmente conhecidos como “amarelinhos”, que desde que começaram a atuar, em 2003, na primeira administração do prefeito Newton Lima, são fundamentais para o trânsito da cidade, uma vez que em qualquer acidente ou outro tipo de interrupção na rua, como desvios, por exemplo, são os primeiros a ser acionados, orientando os motoristas e também os pedestres.

“Hoje somos 28 agentes e fiscais de trânsito, que se revezam das 6h30 da manhã às 11h da noite, diariamente, buscando principalmente a educação e a segurança no trânsito de São Carlos”, explica o chefe da Divisão de Fiscalização e Operações de Trânsito, Paulo Cilas Raimundo. Além do trabalho educacional e fiscalizador das normas de trânsito, os amarelinhos estão ligados diretamente à segurança. Isso porque, com os agentes de trânsito, os policiais militares que atuavam nessa área foram liberados para agir no combate à criminalidade e na prevenção da segurança da população como um todo.

“Essa é umas das razões para que o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública fosse reconhecido nacionalmente por meio da Fundação Getúlio Vargas como uma das cinco melhores políticas do país em 2005”, destaca o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles. Assim como outras ações, iniciativas e programas implantados pela Prefeitura de 2001 para cá, o trabalho dos agentes de trânsito se tornou referência para outras cidades da região, a exemplo de Araraquara e Ribeirão Preto, que têm conhecido de perto a atuação dos amarelinhos.

Mesmo fazendo o trabalho de fiscalização – que desagrada principalmente os motoristas que não respeitam as leis do trânsito, como sinalização, limites de velocidade, uso do cinto de segurança e o não uso do celular enquanto se dirige –, os amarelinhos têm suas atividades mais focadas na operacionalização do transito do que na fiscalização propriamente dita.

“Para assegurar essa eficiência, os agentes de trânsito fazem jornada dupla, trabalham de madrugada, embaixo de sol, chuva, frio. Enfrentam situações adversas, se expõem a riscos e fazem um trabalho dentro da técnica e das orientações gerais da Prefeitura. É claro que, quando necessário, eles também fiscalizam e autuam, cumprindo procedimentos que integram o tripé dos “Es”, que são ações que permitem que o trânsito seja mais humano”, destaca Ricardo Meirelles.

Segundo o secretário, São Carlos trabalha visando fortalecer os “Es”, ou seja, a Engenharia, que atua com muita eficiência em várias frentes, ampliando o sistema viário, implantando rotatórias, sinalização, semáforos, eliminando riscos em áreas críticas; a Educação para o trânsito, área na qual o município obteve, por três anos consecutivos (2004, 2005 e 2006), destaque nacional no Prêmio Denatran; e também o Esforço legal, justamente a fiscalização e o monitoramento das infrações, visando o cumprimento das leis a fim de garantir ao usuário – pedestres e motoristas – conforto, fluidez e segurança no trânsito.

(25/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos