» 150 ANOS PDF Imprimir E-mail

Diversos eventos marcam o segundo semestre.




REUNIDO COM EMPRESÁRIOS, PREFEITO BUSCA APOIO PARA AS FESTIVIDADES

O prefeito Newton Lima reuniu-se na sexta, dia 13, com representantes da Comissão de Festejos do Sesquicentenário, da Organização Social de Interesse Público – (OSCIP) “Associação São Carlos Presente e Futuro”, da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Ciesp São Carlos e com empresários da cidade. O objetivo foi discutir a programação especial para o segundo semestre desse ano e prestar contas das atividades desenvolvidas até o momento dentro do calendário especial em comemoração aos 150 anos de São Carlos.

A OSCIP “Associação São Carlos Presente e Futuro” é presidida pelo advogado Modesto Carvalhosa, da Fazenda Pinhal, e a Comissão de Festejos do Sesquicentenário por Oswaldo Truzzi, da Universidade Federal de São Carlos. A programação do Sesquicentenário teve início à zero hora do dia 4 de novembro do ano passado e se prolongará até o dia 4 de novembro de 2007.

“Já fizemos várias atividades abertas à população de São Carlos. Iniciamos em novembro com o show do cantor Milton Nacimento, depois, dentro da Festa das Nações, já tivemos diversas outras apresentações artistico-culturais no centro da cidade e nos bairros. Mas para conseguirmos realizar novos eventos precisamos que os empresários da cidade também participem patrocinando algumas atividades. A lei nº 9.249/95 prevê a dedução, até o limite de 2%, do lucro operacional da pessoa jurídica de doações efetuadas a entidades sem fins lucrativos, qualificadas como OSCIPs, que prestem serviço gratuito em benefício da comunidade, como a Associação São Carlos Presente e Futuro”, explicou Modesto Carvalhosa.

Emiliano Azevedo, diretor de Fomento ao Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão de Festejos, disse que, juntamente com a diretoria da OSCIP Associação São Carlos Presente e Futuro e a Prefeitura, a Comissão já está trabalhando intensamente na captação de recursos. “Acreditamos que os empresários e comerciantes de São Carlos vão se interessar, já que a programação foi elaborada de forma a contemplar todas as gerações. Agora em agosto vamos trazer para São Carlos o Campeonato Paulista de Balonismo, um evento que nunca foi realizado na cidade. A Festa das Nações vai homenagear a comunidade japonesa em agosto, em setembro a comunidade italiana e em outubro a comunidade alemã, entre outros tantos eventos”, disse.

Já Oswaldo Truzzi apresentou a todos os presentes a programação de eventos para o segundo semestre. Foram sugeridas apresentações culturais itinerantes, instalação de um marco do sesquicentenário, apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais, festa das nações com homenagens a outras comunidades, jornadas de ciência, 1º Prêmio São Carlos de Música Brasileira, 4º Festival Chorando Sem Parar, exposições fotográficas comemorativas aos 150 anos, gravação de CDs com o hino do Sesquicentenário e em homenagem ao músico são-carlense Pardinho (dupla Tião Carreiro e Pardinho), oficinas de formação multicultural, apresentação da Esquadrilha da Fumaça, desfile especial do Sesquicentenário, contagem regressiva do cronômetro instalado na avenida São Carlos, que indicará os 150 anos do município às 24h do dia 3 de novembro, e shows especiais nos dia 3 e 4 de novembro, entre outras.

Truzzi explicou ainda que vai ser enviada para os empresários uma correspondência com o cardápio de alternativas e demandas que ainda não estão financiadas para que as empresas possam analisar. “Esperamos que a comunidade empresarial possa contribuir efetivamente para as próximas festividades que já estão todas dentro de um cronograma estabelecido, inclusive com orçamento definido, o que facilita para que as empresas escolham qual evento devem apoiar”, disse.

Segundo o prefeito Newton Lima, com apoio da Comissão de Festejos, da OSCIP, da Acisc, do Ciesp – São Carlos, foi possível a realização da reunião para a apresentação de um balanço completo de tudo que já foi realizado com relação à comemoração do Sesquicentenário e também mostrar o que se pretende fazer até o dia 4 de novembro.

“Apresentamos o que podemos fazer com recursos já assegurados e também estamos buscando novas parcerias para podermos viabilizar um conjunto de ações que foram propostas pela sociedade e pelo poder público. Nosso objetivo é que as comemorações continuem valorizando a participação de todos os são-carlenses. Temos cerca de 20 atividades que ainda demandam apoio financeiro e estamos buscando apoio de empresas e instituições de fora, do governo federal, e agora estamos também solicitando o apoio do empresariado local”, destacou.

A Comissão de Festejos também solicitou apoio para a realização da Exposição Fotográfica Comemorativa aos 150 Anos, que será realizada em novembro. As pessoas que tiverem acervo fotográfico, imagens, filmes ou objetos de São Carlos e tiverem interesse em emprestar para essa exposição devem entrar em contato com a Fundação Pró-Memória pelo telefone (16) 3373-2700.

(16/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos