» TRÂNSITO PDF Imprimir E-mail

Programa de Educação é modelo para outras cidades.



PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DEVERÁ IMPLANTAR O CRIANÇA VIVA

Alexandra Casado e Newton Franco, funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito de São José do Rio Preto, estiveram em São Carlos na quinta, dia 5, para conhecer de perto o projeto “Criança Viva”, desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Programa de Educação para o Trânsito (PETS) da Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas.

Mais de 50 crianças entre 3 e 6 anos da EMEI Helena Dornfeld participaram das atividades, que incluiu o teatro de bonecos em que as personagens trabalham de forma recreativa alguns problemas ligados ao trânsito que ocorrem em torno da escola, a exibição de um vídeo educativo e um passeio na mini-cidade, onde as crianças aprendem o significado das sinalizações de trânsito.

Com placas, semáforos, faixas de pedestres e com a ajuda de um agente de trânsito, as crianças viram que o pedestre também faz parte do trânsito, por isso deve tomar alguns cuidados como olhar para os dois lados da rua antes de atravessar, sempre pela faixa de pedestre. “O modelo de São Carlos é muito bom, bem desenvolvido, focado nos problemas e com um intenso envolvimento dos educadores. A nossa intenção é implantá-lo em Rio Preto”, adianta Alexandra Casado.

“Até setembro, outras seis edições do Criança Viva serão realizadas nas escolas municipais”, explica a chefe da Divisão de Ações Comunitárias e Educação para o Trânsito da Prefeitura, Christiana Barbato. O Programa de Educação Trânsito Seguro (PETS) tem uma relação direta com o trabalho de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito, muitas vezes causados pela desobediência da sinalização ou pelo excesso de velocidade.

“Temos que pensar no ir e vir como um todo, priorizar o pedestre, o transporte público, reduzindo assim congestionamentos e aumento da poluição. O uso do carro individual deve ser pensado como última opção, e precisamos estimular as pessoas a pensar dessa forma. É claro que as atitudes básicas no trânsito, como atravessar na faixa, respeitar os sinais de trânsito, dirigir e se portar no trânsito com responsabilidade, são fundamentais, mas não ficamos só nisso, trabalhamos também a coletividade”, ressalta o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles.

(06/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos