» FESTA DAS NAÇÕES PDF Imprimir E-mail

Três dias de homenagens às tradições brasileiras.





JAPONESES, ITALIANOS E ALEMÃES SERÃO OS PRÓXIMOS HOMENAGEADOS

Milhares de pessoas foram à Praça do Mercado (Praça “Maria Apparecida Resitano”) em cada um dos três dias do final da semana para participar da “Festa das Nações: tradições brasileiras”, organizada pela Prefeitura em parceria com a Associação São Carlos Presente e Futuro como parte das comemorações dos 150 anos cidade. O público pôde adquirir artesanato típico, saboreou grande variedade de comidas regionais de várias partes do País e vibrou com as diversas atrações culturais.

Na noite do domingo, pouco antes do show de Renato Teixeira, o prefeito Newton Lima manifestou a sua alegria em ver a praça lotada e anunciou que as homenagens àqueles que participaram da formação e desenvolvimento de São Carlos – já foram feitas aos afro-descendentes, árabes e portugueses – vão continuar em agosto, destacando a contribuição dos japoneses, em setembro, com o tributo aos italianos, e em outubro aos alemães. Em novembro, mês de aniversário da cidade, as comemorações serão feitas em todos os finais de semana no São Carlos Expo Show, reunindo todas as nações na Festa São Carlos de Todos os Povos.

Tradições brasileiras
Na noite de sexta, a festa trouxe como atrações o Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas, que encantou pela qualidade da apresentação – vestuário, sonoridade musical e precisão e técnica de bailado – e a Banda de Pífanos de Caruaru, um dos mais importantes grupos folclóricos do País, que levou centenas de pessoas que estavam mais próximas do palco a darem as mãos e dançarem uma ciranda no final do espetáculo.

Na tarde de sábado, as atrações culturais começaram por apresentações de grupos infantis de escolas municipais, que emocionaram os presentes pelo entusiasmo e pela beleza das fantasias, mostrando, entre outros temas, o folclore do boi-bumbá. Em seguida, o coral do Clube da Viola de Bauru interpretou clássicos da música sertaneja. Após uma pequena pausa para troca de vestuário, a maioria dos integrantes do coral voltou ao palco, desta vez integrando o Grupo Caçula de Catira de Bauru, para exibir essa bonita dança do folclore paulista. Antes do show principal da noite, com o Grupo Sonido del Alma Gaúcha, de Bagé, com repertório de música dos pampas, houve uma apresentação do Grupo de Maracatu Rochedo de Ouro, de São Carlos.

No domingo, as primeiras apresentações de talentos locais e regionais, começando pela música de raiz e sertaneja, com as duplas Jamil e Toninho, de São Carlos, e Lenoval & Loverci, de Dourado. Em seguida, houve exibições da Companhia de Folia de Reis Estrela Guia e de bailarinas da Academia Ativa, ambas de São Carlos. A festa foi encerrada pelo show de Renato Teixeira, com uma multidão cantando “Romaria” junto com o artista.

(02/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos