» TVE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Programação local estréia nesta segunda.



PROGRAMAÇÃO TAMBÉM ABRE ESPAÇO PARA PRODUÇÃO INDEPENDENTE


A TV Educativa de São Carlos começa a operar sua primeira hora de programação genuinamente local, em caráter experimental, a partir desta segunda, dia 2, das 19h30 às 20h30, pelo canal 48 E (UHF), em sinal aberto, e canal 11 pela NET São Carlos. Diariamente será apresentado um boletim informativo com enfoque cidadão, produzido sempre de um ponto diferente da cidade, em homenagem aos 150 anos de São Carlos. Os programas serão realizados pela própria TVE, e haverá também veiculação de produção independente conforme preconizou o I Fórum Nacional de TVs Públicas realizado em Brasília de 8 a 11 de maio deste ano.

O desporto local também terá espaço. As terças e quintas, das 12h às 13h, vai ao ar o programa TVE Esportes, já que essa é uma atividade que se enquadra na proposta educativa e cultural. “Por enquanto, nessa fase inicial, ainda não temos condições técnicas, operacionais e de pessoal para ocuparmos quatro horas de programação como permite nosso convênio com a TVE-Brasil. Vamos começar com o pé no chão porque televisão é uma atividade complexa e precisa ser responsável. Entretanto, com a ajuda da comunidade, iremos aos poucos ampliando a grade local quantitativa e qualitativamente”, afirmou o superintendente executivo da TVE São Carlos, jornalista Marcos Schmidt.

A sede da TVE São Carlos é a Fundação Educacional São Carlos (FESC). Mas assim que estiverem concluídas as obras de reforma do antigo Cine Studio 1, adquirido pela Prefeitura, lá irão funcionar o Centro Municipal de Audiovisual e a TV Educativa com seu estúdio, salas de produção e edição. “Assim que tivermos essa estrutura, já poderemos começar a produção de um telejornal diário, com bancada para apresentador, iluminação adequada e, inclusive, possibilidade de realização de alguns programas de entrevistas”, disse Schmidt.

Missão
A TV Educativa é uma das quatro modalidades de TV pública – as outras três são: comunitária, universitária e legislativa – e deve obedecer a um marco regulatório que restringe sua programação à veiculação de produtos que, como sugere o nome, promovam educação, cultura e cidadania. Deve, portanto, enxergar o público como cidadão e não como consumidor.

Para o prefeito Newton Lima, a conquista de uma TV pública educativa para São Carlos é mais do que justa. “Afinal, uma cidade que criou esse ambiente educacional, científico e tecnológico reconhecido dentro e fora do Brasil, merece um canal público de televisão desse porte e com essa característica. E eu, enquanto prefeito e educador, me orgulho muito de mais esse presente no ano de nosso Sesquicentenário”, comemorou.

Histórico e equipe
A Prefeitura, por intermédio da FESC, é concessionária do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, com fins exclusivamente educativos na cidade de São Carlos, conforme decreto legislativo 886/2004. Em 5 de novembro de 2006, primeiro dia do Sesquicentenário, a TVE São Carlos entrou no ar repetindo a programação da TVE do Rio de Janeiro. Já em dezembro do mesmo ano, a Câmara Municipal aprovou a lei que criou a estrutura administrativa da TV. Por enquanto, a TV Educativa de São Carlos é formada por um superintendente executivo, um diretor de programação, um diretor de infra-estrutura, um supervisor de apoio à infra-estrutura e um chefe de jornalismo.

A TVE São Carlos é o quinto e mais novo programa sob a administração da Fundação Educacional São Carlos, mantida pela Prefeitura. Para a diretora-presidente, Elisabeth Márcia Martucci, a TV Educativa de São Carlos vem somar-se aos já bem sucedidos programas desenvolvidos pela Fundação nos seus campi 1 e 2. “O que queremos é que a TVE São Carlos mostre para os são-carlenses a vitrine que nossa cidade se transformou nos últimos anos, graças ao empenho, esforço e capacidade de todas as esferas públicas e particulares que trabalham com educação, cultura, ciência e pesquisa em nosso município”, frisou Elisabeth Martucci.

Como sintonizar
Para as pessoas que tem apenas tv aberta e ainda não sintonizam a TVE São Carlos, o procedimento adequado é entrar no menu do seu televisor e acionar o dispositivo de auto-programação. Dessa maneira, a TV Educativa de São Carlos passará a fazer parte da memória dos canais abertos sintonizados. Já na tv a cabo, NET São Carlos, a TVE é sintonizada pelo canal 11. Para obter mais informações sobre a TV Educativa de São Carlos, entre em contato pelos telefones 3372-1308 e 3372-1325, ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .



(29/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos