» SAAE DESENVOLVE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail



Com o objetivo de sensibilizar a população despertando a consciência social para a modificação de atitudes em relação aos recursos naturais e à biodiversidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está desenvolvendo um amplo programa de Educação Ambiental buscando envolver todos os segmentos da sociedade.

A direção da autarquia determinou a criação de uma comissão, que está sendo responsável pela criação e planejamento de inúmeras atividades. “Com essas questões de aquecimento global, Tratado de Kyoto e Agenda 21 sendo destaques em todas as mídias, nós temos o dever de expor a importância do nosso trabalho em prol do meio ambiente”, analisa o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

A primeira meta traçada pelos membros da comissão foi difundir todos os projetos ecológicos desenvolvidos pela autarquia junto às escolas e universidades. O objetivo dessa proposta é formar cidadãos que se preocupem e previnam os possíveis problemas que possam ocorrer no dia-a-dia do ecossistema. Periodicamente, uma assistente social da autarquia se prontifica a ministrar uma palestra numa escola da rede pública ou privada, demonstrando os aspectos e contextos relacionados com o meio ambiente.

Essa dinâmica desenvolve trabalhos educativos, de orientação básica e de esclarecimento ambiental. Outra atividade apresentada são as visitas pré-agendadas de docentes e discentes que acompanham as operações técnicas da Estação de Tratamento de Água (ETA) e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Água Vermelha e Santa Eudóxia. “A construção da futura ETE Monjolinho também está despertando grande interesse do universo acadêmico”, relata o diretor do SAAE.

Entre os diversos pontos abordados pelo programa, estão: água, sua importância para sobrevivência, distribuição e disponibilidade no planeta, conseqüência da falta, mau uso e desperdício; qualidade da nossa água e a importância de seu tratamento para a nossa saúde; preservação e conservação dos mananciais, leitos d’água, bacias hidrográficas e mata ciliar; mãe natureza e a biodiversidade; e a importância do esgotamento sanitário, higiene e outros para a nossa qualidade de vida, bem como nossa relação e intervenção no meio ambiente.

A principal meta dessas palestras é que o aluno atinja o respeito pela biodiversidade, utilize a água com parcimônia, conserve os cursos d’água, preserve os recursos naturais, não jogue lixo em locais impróprios, plante árvores, refloreste as matas ciliares e sempre valorize a natureza. “É responsabilidade crucial do SAAE construir novos valores e hábitos, com o intuito de formular uma nova ética ambiental para o planeta”, projeta Cotrim.

Visite o site do SAAE.

(28/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos