» SIM - 3 ANOS PDF Imprimir E-mail

Implantado no dia 28 de junho de 2004, o SIM – Serviços Integrados do Município – está completando três anos de funcionamento com a marca de 263 mil atendimentos à população. Ligado à Secretaria Municipal de Fazenda, o órgão atende diariamente cerca de 350 munícipes. São duas unidades – no centro e na Vila Prado – que oferecem os mais diversos serviços públicos. A centralização dos serviços resultou em agilidade e eficiência no atendimento.



MAIS TRÊS UNIDADES DEVERÃO SER INSTALADAS

O SIM – Serviços Integrados do Município – completa três anos de implantação nesta quinta, dia 28. O órgão, ligado à Secretaria Municipal de Fazenda, já efetuou aproximadamente 263 mil atendimentos à população desde 28 de junho de 2004. A cidade possui duas unidades que estão prontas para resolver os mais diversos serviços públicos. A média diária de atendimentos gira em torno de 350 munícipes. Nos meses de novembro e dezembro, a procura chega a dobrar o fluxo de pessoas nas unidades. A intenção da Prefeitura é instalar mais três unidades: nos bairros Santa Felícia, Vila São José e Cidade Aracy.

Antes da implantação do SIM, o cidadão que necessitava dar entrada na aprovação de um projeto precisava transitar pelas Divisões de Cadastro, Dívida ativa, Receita, Tesouraria e Protocolo até a efetivação do processo. “Os contribuintes tinham de se submeter a uma penosa jornada para solucionar problemas ligados às secretarias de Fazenda, Governo e Habitação. Com a centralização houve uma desburocratização e agilidade no atendimento”, explica Leandro Maestro, chefe do SIM.

Atualmente, o SIM também disponibiliza os dados mobiliários e imobiliários em um único sistema, via internet. Nele, os processos são protocolados eletronicamente e em rede. O sistema possibilita consultas e execução de procedimentos de maneira segura, rápida e eficaz. “Essas mudanças modificaram notoriamente a imagem do serviço público municipal. O munícipe ganhou o respeito que lhe é devido”, acredita Gilberto Perre, secretário de Fazenda.

A população que procura os Serviços Integrados do Município também aprova a agilidade e eficiência do atendimento. O autônomo Jorge Ribeiro Fabiano efetuou consultas ao IPTU. “O pessoal do SIM tenta sempre resolver as nossas dúvidas com rapidez. Não é a primeira vez que procuro pelo serviço e sempre fui bem atendido”, observa. O SIM deve receber, nos próximos meses, os parcelamentos de serviços efetuados pelo pátio da Ciretran e dos cemitérios municipais. Isso deve elevar o número de atendimentos e diminuir os transtornos dos contribuintes.

Outro diferencial adotado pelo órgão é a disponibilização, desde o ano passado, de meios eletrônicos (cartões de débito) para os contribuintes acertarem suas contas de forma mais segura. “Lembramos também que o SIM é uma iniciativa municipal que conta com recursos do governo federal, por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária do BNDES”, explica o secretário de Fazenda.

(27/06/07)
 
 

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