» DEFESA CIVIL JÁ ATENDEU 102 OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO PDF Imprimir E-mail



Apesar de não ter atribuições para combater incêndios, funcionários e voluntários da Defesa Civil têm se desdobrado para atender ocorrências do gênero. Desde abril, quando começou a campanha São Carlos contra o Fogo, o órgão já atendeu 102 casos. A média mensal de atendimento fica em torno de 34 ocorrências.

“Nesse período o Corpo de Bombeiros não se cansa de atender incêndios, principalmente em terrenos baldios, e temos de fazer a nossa parte para colaborar”, explica o coordenador da Defesa Civil, Danilo de Almeida. De acordo com estatísticas, os bombeiros atendem, neste período, uma média diária de cinco casos de incêndio.

E para continuar contribuindo, o coordenador disse que vai sugerir ao comando do Corpo de Bombeiros treinamentos específicos para a realização desse tipo de treinamento. “Na medida do possível vamos solicitar qualificação ao pessoal da Guarda Municipal, Tiro de Guerra e aos nossos voluntários. Queremos colaborar ainda mais com o Corpo de Bombeiros”, disse.

Este é um dos assuntos que vai estar na pauta da reunião marcada para esta sexta, dia 22, na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. “Vamos fazer um balanço do atendimento realizado no período e pretendemos traçar metas das nossas próximas ações”, conta Danilo.

A fiscalização e a notificação de queimadas em terrenos baldios e matas também serão discutidas pelos membros da campanha. Atear fogo no mato de terrenos baldios ou em áreas de preservação ambiental é crime. E por orientação do Ministério Público, a Prefeitura criou normas para que os responsáveis pelos terrenos queimados sejam notificados e penalizados.

São Carlos contra o Fogo
A campanha, que começou em abril e tem previsão para terminar em novembro, tem como principal objetivo combater queimadas urbanas e rurais. Em 2006, os organizadores colheram resultados positivos na questão da conscientização. No decorrer da campanha, que durou sete meses, houve uma redução de 50% no número de queimadas. Os organizadores percorreram os 14 centros comunitários do município, além de escolas estaduais e municipais, proferindo palestras e passando orientações sobre o prejuízo causado pelos incêndios.

A Campanha São Carlos contra o Fogo é uma iniciativa coordenada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura, Cidadania e Assistência Social, com a participação fundamental do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Ambiental e de Mananciais, Departamento de Estradas de Rodagem, Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Hídricos (DEPRN), Promotoria do Meio Ambiente, e o apoio de empresas como Tecumseh e Faber-Castell. Quem quiser denunciar uma queimada urbana pode ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

(21/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos