» CIÊNCIA E TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail

Organizada pela Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação da Rede Mercocidades, cuja coordenação é do prefeito Newton Lima, acontece em Montevidéu, no Uruguai, a III Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais. Na conferência inaugural, Newton Lima abordou os temas Energias Renováveis, Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas de Base Social e Tecnológica, e Democratização da Ciência e Tecnologia. As edições anteriores da mostra foram realizadas em São Carlos.



MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA TERMINA NESTA QUINTA


A Prefeitura de São Carlos participa em Montevidéu, no Uruguai, da III Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, organizada pela Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação da Rede Mercocidades (UTCT), coordenada pelo prefeito Newton Lima. A Mostra foi idealizada por São Carlos, que sediou as duas primeiras edições, em 2004 e 2005. A terceira edição do evento começou na segunda, dia 18, e vai até quinta, dia 21.

Como o principal organizador da Mostra, o prefeito Newton Lima foi responsável por proferir a conferência inaugural, sob o título “Reflexões sobre os eixos temáticos da III Mostra”, tratando dos temas Energias Renováveis, Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas de Base Social e Tecnológica, e Democratização da Ciência e Tecnologia. O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, também participa da Mostra.

“Energias renováveis foi um dos eixos que propusemos para discussão durante a Mostra, já que este é um tema em pauta no mundo inteiro”, comentou Newton Lima. Durante sua conferência, ele apresentou os resultados do Brasil sobre o assunto e lembrou que o professor Romeu Corsini, da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos, é considerado um dos “papas” do álcool, criador do motor a álcool, e um dos “pais” do Proálcool. “Apresentamos também um panorama do Plano Nacional de Agroenergia”, explicou.

Sobre o segundo tema, Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas de Base Social e Tecnológica, o prefeito falou sobre a experiência de São Carlos, que possui o ParqTec, a primeira incubadora de base tecnológica da América Latina. Ele falou também sobre o papel da Prefeitura na reativação do Cedin (Centro Empresarial de Desenvolvimento da Indústria Nascente), que aconteceu em 2006 com o apoio da Prefeitura.

“Mostramos os resultados dos empreendimentos de economia solidária em São Carlos”, ressaltou, referindo-se a essa política pública iniciada em 2001 e que hoje conta com 19 grupos, envolvendo mais de 600 trabalhadores, gerando cerca de R$ 3,6 milhões por ano. Esses empreendimentos estão divididos em 8 espaços de produção e comercialização de produtos artesanais, 3 centrais de triagem, 8 cooperativas, 4 associações legalizadas e 7 grupos informais.

Ao propor como uma das discussões a Democratização da Ciência e Tecnologia, o prefeito Newton Lima relatou história de São Carlos. “Até 2001 o poder público local não dialogava com as instituições de ensino e pesquisa, e nós mudamos esse cenário”, salientou, lembrando da assinatura de um protocolo com a UFSCar, USP e unidades da Embrapa em que se propunha, a partir de 2001, a trabalhar em parceria. “Isso resultou em mais de 200 projetos que beneficiaram diretamente a população de São Carlos”, destacou.

A programação da Mostra inclui diversas mesas-redondas com participantes de vários países do Mercosul e da Europa. Ainda no primeiro dia, foram apresentado os finalistas do Prêmio Mercocidades, que serão premiados durante o evento.

(19/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos