» CURSO ENSINA A UTILIZAR O ADUBO ORGÂNICO EM HORTAS PDF Imprimir E-mail



A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social está promovendo um curso de horticultura para os moradores do bairro Antenor Garcia no Centro Comunitário D. Constantino Amstalden. Com duração de dois meses, o curso tem por objetivo dar uma qualificação profissional aos alunos ensinando-os a plantar hortaliças e legumes do modo correto, sem o uso de agrotóxico, utilizando somente adubo orgânico.

Segundo a professora do curso, Celma Regina Privieiro, os alunos estão aprendendo como trabalhar a terra, preparando a adubagem, utilizando sobras de alimentos e a mamona para fazer a compostagem. “Nós constatamos que no bairro existem muitos pés de mamona, e então começamos a utilizá-la para adubar a terra, que fica bem mais barato. Os produtos orgânicos têm uma qualidade melhor, e valor da verdura é maior no mercado, ajudando assim na renda dos moradores”, disse.

Muitos alunos estão fazendo da aula uma fonte de renda e de qualidade de vida. Dona Marina Ribeiro do Santos Moura comprou um pedaço de terra para poder começar sua plantação. “Com o curso eu vou conseguir aumentar minha renda e ajudar minha família, além de entender que se eu utilizar o agrotóxico estou prejudicando o meio ambiente”, disse.

A aluna mais animada da turma, dona Eurides Veloso, de 68 anos, disse que o curso a ajudou a aprender a plantar sem agrotóxico e agora ela já sabe fazer a compostagem com sobras de alimentos, e o que ela esta aprendendo vai ser passado a outros. “Estou me sentindo importante, pois vou ensinar os jovens de uma entidade a plantar, tudo que eu estou aprendendo vai ser passado a eles”, explica.

Os sete alunos matriculados receberão certificado no dia 7 de julho. No próximo semestre, o Centro Comunitário D. Constantino Amstalden, localizado na rua Sete, 1.562, no Antenor Garcia, vai oferecer um curso de flores comestíveis para a comunidade e demais interessados. Mais informações no telefone 3375-1918.

(15/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos