» REUNIÃO DISCUTE INVESTIMENTOS NO ACESSO À FAZENDA PINHAL PDF Imprimir E-mail


Melhorar o acesso à Fazenda Pinhal é um dos assuntos que serão discutidos nesta terça, dia 12, a partir das 18h, durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comunitur). A reunião é aberta à população e acontecerá no CIT (Centro Integrado de Turismo), na rua Treze de Maio, 2.102 (esquina com Dona Alexandrina), no centro. As obras, que estão prestes a ser iniciadas pela Prefeitura, devem consumir R$ 400 mil. Um dispositivo de acesso será construído na vicinal Domingos Innocentini, conhecida como Estrada do Broa, para facilitar a entrada dos visitantes à fazenda. O dinheiro foi liberado pelo Ministério do Turismo, em anúncio feito pelo ministro da pasta à época, Walfrido dos Mares Guia, durante visita a São Carlos, em março do ano passado.

“É importante lembrar as gestões do prefeito Newton Lima junto ao Ministério para a liberação dos recursos”, explica o diretor de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo, referindo-se ao empenho do prefeito junto ao ministro em várias ocasiões, realizando reuniões em Brasília e enviando ofícios para a liberação da verba. Sinalização, iluminação, terraplenagem e drenagem das águas pluviais estão no cronograma de obras que serão executadas pelo município. “A estrada de terra que dá acesso à fazenda terá as características originais mantidas e o trecho de asfalto da rodovia receberá melhorias na infra-estrutura”, comenta Emiliano.

Segundo ele, esse investimento representa a valorização do patrimônio histórico do município. “A Fazenda Pinhal é parte da história não só de São Carlos, mas do Brasil, e isso chama a atenção de turistas e estudantes, por isso temos de dar condições necessárias para a chegada dessas pessoas ao local com segurança”, acentua. A reunião também abordará a escolha dos membros do Fundo Municipal de Turismo, que tem por finalidade gerir as verbas destinadas ao turismo de São Carlos. Serão escolhidos cinco membros – dois representantes da Prefeitura e três da sociedade. “Os membros do Fundo têm por objetivo mostrar a transparência que se deve ter com a administração das verbas repassadas ao turismo”, explica Emiliano.

Salão São Paulo
Pelo terceiro ano consecutivo, São Carlos participa do Salão São Paulo de Turismo, única feira que divulga os produtos e serviços turísticos do Interior e Litoral do Estado de São Paulo. Nas últimas cinco edições, o salão recebeu 17 mil visitantes e neste ano contará com mais de 150 cidades participantes. “A participação de São Carlos tem sido importante, pois estamos evidenciando o rico turismo da cidade, que possui, além das fazendas históricas, o Museu Asas de um Sonho, um campo de golfe de primeiro mundo, o turismo religioso, com a Catedral e o Santuário da Babilônia, e o turismo de negócios”, acrescenta Azevedo.

Em sua 6ª edição, os visitantes poderão obter informações sobre novos destinos, além de dicas sobre as cidades que oferecem turismo de aventura, rural, ecológico e cultural, e ainda obter vasto material sobre os meios de hospedagens, serviços de turismo receptivo e gastronomia, entre outros, das cidades do Estado de São Paulo. O Salão São Paulo acontece no Centro de Eventos São Luís. Começa nesta quinta, dia 14, e termina no sábado, dia 16.

(11/06/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos