» COOPERAÇÃO AMÉRICA LATINA – UNIÃO EUROPÉIA PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima participou do segundo seminário do projeto “Serviços e Infra-estruturas de Apoio Empresarial”, ocorrido em Gijón, na Espanha. Esse projeto integra a rede temática número 13 da URB-Al – programa de cooperação entre cidades da América Latina e União Européia –, “Cidades e Sociedade da Informação”. O prefeito abordou os resultados positivos alcançados pelo Portal do Cidadão, a criação do Espaço Empresarial Online e anunciou a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social.



SERVIÇOS E INFRA-ESTRUTURAS DE APOIO EMPRESARIAL FOI O TEMA DO SEMINÁRIO

O prefeito Newton Lima participou do segundo seminário do projeto “Serviços e Infra-estruturas de Apoio Empresarial (SIAE)”, que aconteceu em Gijón, Espanha, com início na quarta, dia 6, e término no sábado, dia 9. Esse projeto faz parte da rede temática número 13 da URB-Al – programa de cooperação entre cidades da América Latina e União Européia –, “Cidades e Sociedade da Informação”, coordenado pela cidade espanhola de Gijón. Também fazem parte do projeto SIAE as cidades de Bruxelas (Bélgica); San Joaquín e Viña del Mar (Chile); La Guardia (Bolívia); Bellavista (Peru); Providencia e Santa Catalina (Colômbia); e ainda a Associação Hispanoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações (AHCIET).

O coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura, Yashiro Yamamoto, acompanhou o prefeito ao evento, cujas despesas, passagens e hospedagem, foram custeadas pelo programa URB-AL. Newton Lima apresentou o trabalho realizado pelo município de São Carlos conforme previsto no projeto “Serviços de Infra-estruturas de Apoio Empresarial”, na manhã de quinta, dia 7. “Todas as ações previstas no projeto foram executadas, seguindo o manual metodológico definido no primeiro seminário que ocorreu no Chile”, lembrou.

No seminário anterior foi decidido que a Prefeitura deveria conhecer todos os serviços “onlines” disponíveis para as empresas no município, oferecidos por instituições públicas federais, estaduais e municipais. “Informamos aos parceiros do projeto que estamos trabalhando para que isto aconteça”, disse Newton Lima. “Lembramos também da proposta da Acisc e Ciesp para criarmos o Espaço Empresarial Online”, comentou, referindo-se à divulgação, pelo Portal do Cidadão, de dados relacionados às empresas do município.

Segundo relatou o prefeito, durante o seminário, ele apresentou os resultados positivos do Portal do Cidadão, que no ano passado foi classificado como o segundo melhor site de prefeituras do país, atrás apenas da cidade de São Paulo, entre 300 cidades pesquisadas. “Comunicamos também que São Carlos integra a REDECOMEP”, salientou. A REDECOMEP (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa) é um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o objetivo de implantar 26 redes de alta velocidade de 1 Gigabite por segundo (1 Gbps/s) em 24 capitais, e nas cidades de São Carlos e Campinas, exceções devido ao alto número de instituições de ensino e pesquisa. “Essa é uma conquista para São Carlos, pois significa melhor infra-estrutura e mais um atrativo, além dos já conhecidos na área da ciência e tecnologia”, explicou.

“Finalizei a apresentação informando que em outubro implantaremos o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social”, disse. Segundo ele, esse Conselho terá como objetivos macros a proposição de diretrizes para São Carlos nos próximos 20 anos e a elaboração de Planos Qüinqüenais de Metas. “Os resultados do projeto SIAE, por exemplo, serão apresentados a esse Conselho”, ressaltou.

Programação
O segundo seminário do projeto SIAE com duração de quatro dias teve a programação intensificada, na quinta e na sexta, com recepção oficial na Casa Consistorial, em Gijón. Durante todo o dia, seguiram-se as apresentações dos municípios participantes, características e resultados desenvolvidos desde o primeiro seminário. Na sexta, foram analisados os aspectos econômicos e técnicos de cada município. No período da tarde, os participantes visitaram o Parque Científico e Tecnológico de Gijón.

Programa URB-AL
O Programa URB-AL, que reúne atualmente cidades de 15 países da União Européia e 18 da América Latina, possui 14 redes temáticas, que são grupos de agentes locais mobilizados em torno de um tema da problemática urbana. As redes tratam de vários temas, como a conservação dos contextos histórico-urbanos, políticas sociais, controle da mobilidade urbana, Orçamento Participativo, pobreza urbana e segurança do cidadão na cidade. São Carlos faz parte de três redes, a URB-AL 9 “Financiamento Local e Orçamento Participativo”, coordenada por Porto Alegre; a URB-AL 10 “Luta contra a Pobreza Urbana”, coordenada por São Paulo; e a URB-AL 13 “Cidade e Sociedade da Informação”, coordenada por Bremen, Alemanha.

(11/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos