» BRASIL-ITÁLIA PDF Imprimir E-mail

Prefeito e Mercedes Bresso.
Prefeito busca apoio para projetos.

NEWTON LIMA SE REÚNE COM PRESIDENTE DA REGIÃO DE PIEMONTE

O prefeito Newton Lima, durante sua viagem pela Itália, se reuniu com a presidente da Região de Piemonte, Mercedes Bresso, em Turim, para solicitar apoio tanto na realização do convênio de cidades irmãs com a cidade de Arona como para elaborar o projeto de Observatório da Juventude. A reunião aconteceu no Palácio da Região, na Piazza Castello, na quinta, dia 31.

“Solicitamos o apoio da senhora Mercedes pelo papel de liderança que desempenha na cooperação internacional”, destacou Newton Lima, lembrando que já a conhecia desde 2006 quando ambos estiveram reunidos, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a cooperação Brasil-Itália.

O prefeito Newton Lima também a convidou para participar das comemorações dos 150 anos de São Carlos. “Ela nos prometeu encontrar espaço na sua agenda para estar com o povo são-carlense”, explicou Newton Lima.

Newton Lima informou à chefe da Região de Piemonte que São Carlos participa do projeto “100 Cidades para 100 projetos Itália-Brasil”, que visa à cooperação de governos locais de ambos os países em cinco temas específicos: questões ambientais, infância e juventude, direito das mulheres, mobilidade urbana e planejamento territorial.

“São Carlos integra, junto com a cidade de Turim, a mesa de Infância e Juventude”, explicou o prefeito, lembrando que além das duas cidades também fazem parte dessa mesa as cidades de Salvador, Belo Horizonte, Osasco, Campo Grande, Santos, entre outras.

O objetivo da mesa de Infância e Juventude é elaborar um projeto de fortalecimento do sistema de justiça voltado a esse segmento e criar os observatórios da realidade juvenil. “Também temos o projeto de realizar um manual digital para ser consultado por todos os parceiros da rede 100 Cidades”, ressaltou o prefeito.

“Essa nossa iniciativa segue decisão tomada no II Fórum da Cooperação Descentralizada Itália-Brasil, que aconteceu em Belo Horizonte em julho de 2006”, recordou. Segundo o prefeito, Mercedes irá tratar com a cidade de Turim a viabilidade do Observatório da Juventude.

Os encontros na Itália foram intermediados pela Agência de Cooperação dos Entes Locais (ACEL), criada em 2003, a partir de uma iniciativa do presidente Lula e do governo italiano com o objetivo de fortalecer a relação entre os dois países. O ato culminou no projeto “100 Cidades”, cujos participantes somam cerca de 150 instituições, entre prefeituras, ongs e empresas, sendo 100 da Itália e 50 do Brasil.

(04/06/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos