» CENTRO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA EXPÕE OBRAS DE LIZAR PDF Imprimir E-mail


O artista plástico Lizar apresenta, a partir desta quinta, dia 31, no Centro de Cultura Afro-Brasileira “Odete dos Santos” (rua D. Alexandrina, 844), a exposição “Lizar e a arte interativa”. Logo após a abertura da exposição, marcada para as 19h30, o artista fará uma palestra com o tema “50 anos de arte afro-brasileira”. Em seguida, ele estará recebendo artistas, estudantes de arte, de imagem e som, de arquitetura e demais pessoas que se interessarem em participar da criação coletiva de duas pinturas em tela, elaborando o pensamento conceitual da arte interativa.

Lizar, que é um dos mais significativos artistas afro-brasileiros, vai expor 28 obras que mostram a evolução de seu pensamento na elaboração da produção artística de um autodidata na pintura e escultura. Nos últimos 50 anos, tornou-se um dos nomes mais respeitados no cenário artístico de São Paulo. Em seus trabalhos, figurativo ou abstrato, encontramos o equilíbrio das formas, a sobreposição de planos e volumes, cuja textura pictórica e uma combinação da paleta cromática acentuam ainda mais essas características tornando-as impactantes e emotivas.

“A arte da pintura é uma maneira de concentrar formas, ritmos e emoções, apoiados por um clima cromático que criará o impacto para comunicar ao apreciador as mesmas emoções do artista no ato da criação”, revela o artista. Natural de Miracatu/Santos (SP), Lizar é desenhista, pintor, escultor, gravador, ativista cultural e coordenador de eventos. Já realizou 35 exposições individuais, onde se destaca a afro-brasilidade, no Centro Universitário “Maria Antonia” e Arqueologia Mental, e na Galeria Portal, ambas em São Paulo.

Participou ainda de 47 exposições coletivas no Brasil e no exterior, entre elas “A Mão Afro-Brasileira”, no MASP, em 1988, “Introspective”, em Los Angeles (EUA), em 1989, e em Nova York (EUA), em 1990.

Exposição: Lizar e a Arte Interativa Hoje
Palestra – 50 anos de arte afro-brasileira
Dia 31 de maio de 2007
Horário – 19h30
Local – Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, Rua Dona Alexandrina, 844, Centro

Obs.: Para participar da criação coletiva informe-se pelos telefones: 3373-2708 ou 3371-8886.

(30/05/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos